Caririaçu (CE): Construção de adutora atenua chance de colapso hídrico no município

À beira de um colapso no abastecimento, esta cidade acaba de ser beneficiada com a obra de construção de uma adutora, para levar água do açude Manoel Balbino (conhecido com açude dos Carneiros), parte dele em Juazeiro do Norte, para o município. A previsão da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de que a cidade fique sem água até o mês de setembro deste ano.

Por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC II) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o município foi beneficiado com a adutora no valor de mais de R$ 13,5 milhões. Próximo dia 15 será publicado edital de contratação da empresa que será responsável pela obra.

O açude São Domingos II, que abastece Caririaçu atualmente, está com apenas 14% de sua capacidade, mesmo com as chuvas dos últimos meses registradas na região.

Desabastecimento
Uma das alternativas será o abastecimento com carro-pipa ou a construção de uma adutora emergencial. Os moradores já estão acostumados com o racionamento, que acontece desde o ano passado.

Em 2013, a cidade corria o risco de ficar sem abastecimento até o mês de outubro. As reuniões com técnicos foram constantes no intuito de buscar alternativas de conter o problema, inclusive tentando aproveitar ao máximo a água disponível no reservatório.

Segundo o prefeito da cidade, João Marcos Pereira, a meta é abastecer não somente a cidade, com a nova forma de distribuição, mas vários sítios e distritos mais próximos da cidade, que também sofrem com a escassez de água.

Até o dia 20 de junho, ele afirma que deverá ser autorizada a obra considerada uma das mais importantes nos últimos anos, e que garantirá o abastecimento para os próximos 50 anos.

Caririaçu conta com uma população de cerca de 26 mil habitantes. Conforme o gestor, os levantamentos relacionados ao período de abastecimento estimado foram feitos pela Cogerh, e esse tem sido um motivo de grande preocupação.

Bombeamento
A meta é que os serviços da adutora seja concluído em, no mínimo, 1 ano e seis meses. Ele disse que até o momento está aguardando resposta do Governo do Estado, para a construção da adutora emergencial.

Seria uma forma simplificada de levar a água do Manoel Balbino para Caririaçu, com sistema de bombeamento, que poderá durar até três anos, período que a obra deverá estar pronta. Aportar água do açude numa distância de 12 quilômetros parecia algo até impossível há alguns anos, e a preocupação no abastecimento da cidade vinha se gravando nos últimos anos, com o crescimento populacional.

Mesmo com uma grande área territorial, o prefeito admite que localidades como Bananeiras, Isidoro, Mameluco, Bom Jardim e São Roque, dentre outras comunidades da zona rural da cidade, serão beneficiadas com a rede de abastecimento. São mais de duas décadas, conforme João Marcos, de uma luta pela efetivação do projeto. Ele explica que a água será captada por meio de dois grandes reservatórios, um deles na Praça do Pernambuquinho, com capacidade para 250 mil litros de captação, e outro de 171 mil litros, no Centro, para redistribuição para cidade.

Solução
Conforme o prefeito, o açude dos Carneiros conta com uma reserva de água de mais de 37 milhões de metros cúbicos de água. O São Domingos, tem capacidade de pouco mais de 2 milhões de metros cúbicos. O Município será o único a ser abastecido pelo açude e conta com a outorga da água.

O prefeito admite que as localidades, principalmente as mais próximas de Caririaçu, terão o problema de abastecimento resolvido. Ele classifica a obra como a mais importante da história de 138 anos de emancipação da cidade. O atual açude, de acordo com o gestor, não oferece mais capacidade para abastecer Caririaçu.

A sede do município é uma das áreas mais atingidas pelo racionamento, além da comunidade Bananeiras, sítios Monte e São Paulo. Ano passado, para medir a capacidade do açude São Domingos, a Cogerh chegou a simular o esvaziamento do reservatório.

A simulação contou com um balanço hídrico, considerando a evaporação e o atendimento de uma vazão de 31 litros por segundo para o abastecimento público na cidade.

A capacidade total do açude deveria chegar a 2.250.000 m3, (2 milhões e 250 mil metros cúbicos). A construção do sistema emergencial utilizaria tubos que contam com sistema de engate rápido e junta travável, que permite a montagem de canalizações auto-ancoradas na superfície do terreno, dispensando a abertura de valas.

Um desnível geométrico, segundo o relatório da Cogerh, seria o problema maior para que essa iniciativa dê certo. Conforme a avaliação, o desnível elevado introduz ao sistema uma série de condicionantes operacionais e de implantação.

Mais informações
Cogerh (Cambeba)
Rua Adualdo Batista, 1550
Telefone: (85) 32187024

Prefeitura Municipal de Caririaçu
Telefone: (88) 3547-1122

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis