Sua saúde: Conheça mitos e verdades sobre a ingestão de água

1- Se eu tomar sucos e outras bebidas que levem água, não preciso tomar água pura?
MITO: Existem várias fontes de água. O líquido puro não é a única maneira de se ingerir a bebida. "Muitas vezes tomamos água sem perceber quando bebemos sucos e chás. Há água também nos alimentos, como as frutas", aponta o nefrologista Lúcio Requião Moura, diretor da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Mas apesar de a água estar incluída em vários alimentos e bebidas, ingeri-la pura também é importante, de acordo com a nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Albert Einstein. Isso porque nem sempre é fácil saber se bebemos o suficiente somente com a ingestão de tais alimentos.

2- É preciso beber, em média, 2 litros de água por dia?
VERDADE: Em situações normais, recomenda-se 30 ml de água por quilo de peso por dia. Para facilitar, os médicos indicam uma média de 2 litros por dia por pessoa. "Ao longo do dia o nosso corpo produz uma média de 7 litros de água, incluída na saliva, na secreção gástrica, na bile etc. O nosso intestino absorve 9 litros. Logo, temos um déficit de 2 litros entre a produção e a absorção. Por isso, a ingestão de água é necessária", explica a nutróloga Andrea Pereira.

3-  Devo beber água mesmo sem ter sede? 
VERDADE: O mecanismo da sede só vai ser deflagrado quando a quantidade de água do corpo estiver no limite do aceitável, ou seja, abaixo desse nível a falta do líquido poderá causar prejuízos ao metabolismo. Por isso, é importante evitar que o corpo chegue a esse limiar. "A ingestão de água é um hábito. Algumas pessoas não têm sede e, por isso, não têm o costume de bebê-la, passando o dia todo sem ingeri-la. Devemos em média ingerir 2 litros por dia. Mesmo sem sede essa quantidade é importante", fala a nutróloga Andrea Pereira.

4- A alta concentração de minérios das águas minerais pode causar pedras nos rins a longo prazo? 
MITO: Não há estudos científicos que comprovem tal afirmação. "Na maioria dos casos, é a ingestão inadequada de água que favorece o aparecimento de cálculos, e não o tipo de água", afirma a nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Albert Einstein.

5- Beber água durante as refeições atrapalha a digestão? 
MITO: O consumo de água durante as refeições não interfere na digestão, de acordo com o gastroenterologista Laércio Tenório Ribeiro, membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia. "Em alguns casos, no entanto, este hábito pode trazer transtornos. É o que acontece, por exemplo, nos pacientes portadores de doença de refluxo gastroesofágico. Nestes casos, a ingestão de líquidos durante as refeições, aumentando a pressão dentro do estômago, vai facilitar mais ainda o refluxo, podendo piorar os sintomas", explica o médico.

6- Se eu tomar água em excesso, posso passar mal? 
VERDADE: Em pessoas saudáveis, os rins filtram em média 800 a 1000 ml de água em uma hora. Segundo a nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Albert Einstein, em condições normais, não há risco de passar mal com quantidades de água que não excedam esses valores. Porém, há perigo se alguém beber volumes maiores. "Quantidades superiores a 3-4 litros de água por hora podem aumentar o risco de hiponatremia, que é a queda do nível de sódio sanguíneo, podendo causar torpor, confusão e até convulsões", destaca a nutróloga.

7- A água com gás hidrata menos que a natural? 
MITO: Segundo a nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Albert Einstein, não existem estudos que corroborem esta afirmação. "A água com gás tem a mesma capacidade de hidratação que o líquido sem gás".

8- Água com gás pode fazer mal ao estômago? 
PARCIALMENTE VERDADE: O gás ingerido com a água vai, principalmente, aumentar a pressão intragástrica, podendo ou não causar desconforto. "Ela pode piorar os sintomas para os pacientes com doenças do refluxo gastroesofágico, por exemplo", diz o gastroenterologista Laércio Tenório Ribeiro, membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Em grandes quantidades também pode fazer mal. "A água com gás ingerida em excesso pode causar irritação da mucosa do estômago em pessoas com maior suscetibilidade", fala a nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Albert Einstein.

9- Se tomar água da torneira, posso pegar alguma doença? 
MITO: Segundo a infectologista Thais Guimarães, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, as caixas d'água podem ser abastecidas por Sistemas de Abastecimento Público ou Soluções Alternativas Coletivas/Individuais, com qualidade da água dentro dos padrões de potabilidade expressos nas normas sanitárias. "Portanto, a água da caixa d'água pode ser bebida, sim", diz. O problema está na distribuição (encanamentos que levam a água até a torneira) e nas condições dos reservatórios, que podem contaminar o líquido. "Para que a água armazenada nas caixas d'água tenha sua potabilidade preservada, é importante que os reservatórios permaneçam vedados e protegidos, bem como sejam limpos e desinfetados, no mínimo, semestralmente".

10- Beber água de bebedouros públicos não oferece nenhum risco à saúde? 
PARCIALMENTE VERDADE: A concepção dos bebedouros públicos é oferecer água filtrada e gelada. Se houver garantia da troca e manutenção dos filtros, a água proveniente do bebedouro será potável e não oferecerá riscos à saúde. "O tipo do bebedouro é importante. Aqueles que utilizam copos descartáveis são melhores, pois impedem o contato da boca com a torneira. Bebedouros de jato, nos quais a pessoa tem que colocar a boca para beber a água, são mais passíveis de contaminação", alerta a infectologista Thais Guimarães.

11- Filtros de barro não limpam a água adequadamente? 
MITO: Todo filtro de água ou purificador deve possuir um selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que checa a capacidade do sistema de filtração. "Os filtros de barro também passam por esta verificação, pois possuem velas responsáveis pela filtração da água. O importante é mantê-las limpas e trocá-las periodicamente para assegurar a purificação adequada da água", fala a infectologista Thais Guimarães.

12- Quando for cozinhar, posso usar água da torneira para preparar os alimentos? 
VERDADE: Se tratada pelos sistemas de abastecimento público, a água da torneira pode ser utilizada para o preparo de alimentos. "É importante, ainda, que os encanamentos estejam em dia e os reservatórios sejam devidamente vedados, protegidos, limpos e desinfetados, para manter a água própria para uso", afirma a infectologista Thais Guimarães.

13- Se não tiver água filtrada por perto, posso ferver água da torneira que ela estará limpa para consumo? 
VERDADE: A água aquecida até o ponto de ferver -- mantendo-se a fervura por, pelo menos, cinco minutos -- está pronta para consumo. "Esse é o tempo suficiente para inativar ou matar a maior parte dos micro-organismos que nela possam existir", diz a infectologista Thais Guimarães.

14- Quem bebe muita água durante a noite é porque não bebeu o suficiente durante o dia? 
MITO: A sede noturna pode ser um vício, e as causas precisam ser investigadas. Ela pode ter relação com o que se ingere antes de dormir, segundo o gastroenterologista Laércio Tenório Ribeiro. "Se o indivíduo chega em casa à noite e faz uma grande refeição, isso pode levar à necessidade de ingerir mais líquidos", diz. O fato também pode ter relação com as variações de temperatura. "Um indivíduo que trabalhe durante todo o dia em ambiente refrigerado, vai perder pouco líquido e, portanto, vai sentir menos sede. Se o ambiente doméstico for mais quente, é natural que sinta mais sede quando estiver em casa".

15- Ao praticar atividades físicas, devo beber bastante água para recuperar o que foi perdido pelo suor? 
VERDADE: Em situações normais, recomenda-se o consumo diário de 30 ml de água por quilo de peso ou de 2 litros de água. "O corpo tem necessidade de água para realizar o metabolismo, independentemente se a pessoa pratica exercício ou não. Mas se você é um maratonista ou trabalha em um local quente, perderá muito mais água pelo suor e precisará beber mais do líquido para manter esse equilíbrio", fala o nefrologista Lúcio Requião Moura.

16- Para matar a sede, a água gelada é sempre mais eficiente? 
MITO: Não tem nenhum estudo que confirme essa afirmação. "O mecanismo fisiológico que garante a saciedade diz respeito à quantidade de água ingerida. Se ela é quente, morna ou fria, isso não importa", diz o nefrologista Lúcio Requião Moura. O que varia é a sensação que se tem na boca, que é muito pessoal. "Para alguns a gelada é palatável. Outros acham ruim e preferem a natural".

17- Água não tem prazo de validade, então posso deixá-la em uma garrafa por tempo indeterminado sem precisar trocar? 
PARCIALMENTE VERDADE: Desde que bem acondicionada, a água potável, ou seja, aquela retirada dos filtros de parede ou de barro, pode ser guardada na geladeira sem perder a validade. Já em ambiente aberto e sem refrigeração, ela fica exposta às impurezas e, após um período, pode não ser ideal para consumo. "Já a água de garrafa é acrescida de produtos químicos para mantê-la conservada, o que faz com que tenha prazo de validade, em geral, expresso no rótulo", afirma o nefrologista Lúcio Requião Moura.

18- Quem consome muito sal ou muito açúcar sente mais sede? 
VERDADE: Quando ingerimos sal ou açúcar, essas substâncias são facilmente absorvidas no intestino, penetrando na corrente sanguínea. A rápida elevação dos níveis de glicose, após a ingestão de açúcar, e de sódio, após a ingestão de sal, altera os níveis da corrente sanguínea. "Essa migração de líquidos para dentro da corrente sanguínea reduzirá a quantidade de líquidos em outras estruturas orgânicas, fazendo com que o indivíduo tenha sede", fala o gastroenterologista Laércio Tenório Ribeiro.

19- Quem sofre de retenção de líquido deve tomar menos água? 
MITO: Nos quadros de edema ou inchaço, também conhecidos como retenção de líquidos, o problema não acontece no metabolismo da água, mas do sódio pelo organismo. "Como um está ligado ao outro, quando a pessoa tem essa doença, o sódio retém a água ingerida. Neste caso, o tratamento correto é diminuir a quantidade de sódio ingerida, e não a de água", explica o nefrologista Lúcio Requião Moura.

Fonte: UOL



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis