Barbalha (CE): Festa do Pau da Bandeira tem início amanhã

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha, cujo início acontece a partir do próximo domingo (1), vem sendo comemorada com antecipação por empresários e lojistas que atuam nos diversos setores da economia local.

Desde o início desta semana, lojas de vestuário, calçados, perfumaria e bijuterias, têm ampliado suas vendas e, conforme a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) deste município, Maria Suzete de Luna Nascimento, até o final dos festejos, que duram treze dias, a expectativa é de que a margem de crescimento nas vendas chegue a cerca de 30%.

Além do comercio, o setor hoteleiro também comemora os benefícios gerados a partir das comemorações ao santo padroeiro do município. Hotéis e pousadas já estão com reservas encerradas, gerando, desta forma, boas perspectivas de consumo junto a bares, restaurantes e estabelecimentos do gênero.

Conforme o secretário de Cultura e Turismo do município, Antônio de Luna, cerca de 500 mil pessoas deverão visitar o município durante as celebrações a Santo Antônio.

Os visitantes acabam criando uma espécie de "população flutuante", contribuindo positivamente para a ampliação da margem de negócios na cidade. "Como o número de turistas cresce consideravelmente no período dos festejos, as vendas também acabam sendo melhores. Além de ser um evento que mantém viva a tradição cultura do povo do Cariri, a festa do Pau da Bandeira de Barbalha também gera boas oportunidades em relação à oferta de empregos e aquecimento da economia local", observa Antônio de Luna.

A presidente da CDL de Barbalha, Suzete Luna, diz que os benefícios ocasionados pelos festejos atingem a todos os segmentos econômicos. "O setor de eletrodomésticos e, até mesmo, o de móveis também acabam lucrando neste período. Como muitas pessoas acabam recebendo parentes que residem em outras regiões, muita gente aproveita a festa para adquirir novos produtos para casa", argumenta.

Incremento
No setor do comércio, lojas de vestuário e de calçados são as que mais obtêm bons percentuais de crescimento em relação às vendas. "Uma semana antes da abertura das comemorações, as lojas já começam a perceber o aumento no fluxo de consumidores. Algumas ações praticadas pelos próprios lojistas também fortalecem a perspectiva de crescimento de negócios, como oferecer descontos nas compras à vista ou um maio número de parcelas nas compras feitas com cartão de crédito", ressalta Suzete.

Ela também observa que a festa do Pau da Bandeira de Barbalha gera maior visibilidade ao município e que a partir do conhecimento que os turistas passam a deter sobre os atrativos locais, muitos retornam à cidade para realizar compras. "A verdade é que muita gente que reside em municípios do Cariri acaba por realizar suas compras em Juazeiro do Norte, por entender que a cidade vizinha dispõe de maior oferta de produtos. No entanto, quando estas mesmas pessoas visitam o nosso município, durante os festejos ao nosso padroeiro, elas acabam percebendo que também há grande variedade de produtos no comércio local e retornam à cidade para realizar suas compras conosco. A festa do Pau da Bandeira, portanto, também funciona como uma espécie de vitrine para o nosso comércio", ressalta.

Artesanato
O evento responde, ainda, pela geração de diversas atividades informais e pela ampliação na comercialização de produtos do artesanato local. "Pelo porte que a festa possui, todos os setores acabam, de uma forma ou outra, beneficiados. Além do comércio formal, dezenas de pessoas que irão trabalhar na venda de produtos que estarão sendo comercializados nas barracas instaladas nos arredores do local da festa também lucrarão. Também haverá boa margem de vendas no comércio artesanal do município. Isso significa que haverá maior circulação de dinheiro na cidade e, desta forma, aquecimento da nossa economia", concluiu a presidente da CDL do município de Barbalha.

A festa do Pau da Bandeira é um dos eventos religiosos mais importantes do interior do Nordeste. Todos os anos, milhares de fiéis visitam o município de Barbalha para louvar o santo padroeiro. Um dos momentos mais esperados da festa é a chegada do Pau da Bandeira, utilizado como mastro da bandeira do santo. Este ano, o mastro foi extraído de uma rama branca, medindo 24 metros e com peso estimado em 2 toneladas.

Fora da programação oficial, as festividades no município têm início hoje, com a Noite das Solteironas, festa popular que atrai homens e mulheres em procura de casamento. O evento é coordenado pela advogada e "solteirona" Socorro Luna.

Mais informações
Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha
Telefone: (88) 3532.1708

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Telefone: (88) 3532.2908

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis