Juazeiro do Norte (CE): Aberto ano de romarias com Festa de N. Sra. das Candeias

As comemorações em torno de Nossa Senhora das Candeias tem início hoje neste município. Milhares de romeiros já estão na cidade para participar das homenagens à santa e das celebrações litúrgicas que marcam, até o próximo dia 2 de fevereiro, a terceira maior romaria registrada anualmente na região. Órgãos e entidades ligadas à organização da romaria estimam que cerca de 350 mil fiéis participem do evento até domingo.

Diferentemente das romarias passadas, para este ano foram programadas diversas apresentações artísticas e culturais. A Secretaria de Cultura e Romaria do município (Secrom) quer aproveitar a presença dos peregrinos na cidade para fomentar a propagação das potencialidades artísticas que o município possui. Como a grande maioria dos fiéis que participam das romarias é proveniente de outros Estados e regiões, a ideia é dar visibilidade aos grupos de dança, folclore, teatro e as peças produzidas por artesãos de Juazeiro do Norte.

Já estão confirmadas apresentações de grupos de reisado e maneiro pau na Praça Padre Cícero, nas proximidades da Basílica Menor de Nossa Senhora das Candeias, e exposição de peças de artesanato no Memorial Padre Cícero. "As exposições temáticas à religiosidade popular serão mantidas até o final da romaria no espaço do saguão do Memorial. No largo do Socorro, bem como nas imediações da Basílica Menor, nós realizaremos apresentações folclóricas", explica a secretária de Cultura e Romaria, Marli Bezerra.

Segundo ela, durante toda a última semana, órgãos ligados ao governo do município intensificaram encontros com proprietários de barracas que comercializam produtos diversos nas imediações dos locais onde há maior movimentação de romeiros.

A ordem é garantir a qualidade dos produtos comercializados e, sobretudo, a higiene destes produtos e dos arredores onde as barracas funcionarão durante o período da romaria.

Conscientização
"Todas as atenções estarão voltadas ao bom atendimento ao romeiro. Desde o ano passado, há um trabalho de conscientização sendo realizado pelo município junto aos proprietários de barracas, bem como dos permissionários de boxes instalados na Praça do Romeiro, visando melhorar a qualidade dos produtos e do atendimento", ressalta a secretária.

Ontem pela manhã, uma reunião convocada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça, Alessandra Magda Ribeiro, reuniu Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Tiro de Guerra, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, Coelce, Semasp, Cagece, Secretaria Municipal de Segurança, Secretaria de Romaria, dentre outros órgãos, para o estabelecimento de metas visando o bom atendimento aos peregrinos e para discutir a criação de um plano estratégico permanente a ser desenvolvido durante todo o período de romaria.

O Ministério Público voltou a orientar sobre a necessidade de desocupação das calçadas por barracas e camelôs, e avisou que estará fiscalizando os trabalhos da Prefeitura, junto aos vendedores ambulantes.

Trânsito
Outra questão levantada foi o trânsito local. Em períodos de romarias, diversos congestionamentos são registrados pelas ruas e avenidas da cidade. Também crescem as possibilidades de sinistros, principalmente atropelamentos, devido ao volume de pessoas circulando pelas ruas e avenidas da cidade. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) informou que um plano emergencial para recuperação das ruas onde há maior tráfego de romeiros será efetuado. Todos os agentes ligados ao órgão estarão disponibilizados para organização do trânsito durante o período.

A Polícia Militar também elaborou estratégias para garantir a segurança dos fiéis. O número de policiais que trabalharão realizando rondas nas imediações do Centro da cidade será ampliado e haverá maior número de viaturas e motocicletas circulando pelas regiões periféricas e bairros onde os índices de violência são mais preocupantes. "Vamos mais uma vez cobrar para que cada órgão faça o melhor possível, para que a romaria aconteça dentro de um clima de tranquilidade e organização" ressaltou a promotora Alessandra Magda.

A Romaria tem início às 19h com a celebração de acolhimento aos devotos no Parque do Romeiro. Às 20 horas acontecerá o tradicional Show do Chapéu. Durante todos os dias, com exceção do domingo, serão realizados ofícios, a partir das 4h30. Missas serão celebradas durante todos os dias da romaria na capela do Socorro e na Basílica Menor.

Mais informações
Secretaria de Cultura e Romaria
Telefone: (88)3512.3380

Secretaria da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores
Telefone: (88)3572.3850

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis