Crato (CE): Inventário municipal mapeia o município como indutor do turismo

Um inventário turístico do Crato deverá ser iniciado para dar impulso às principais potencialidades turísticas da cidade em diversos segmentos. A discussão sobre a temática vem sendo levantada, dentro de um projeto de desenvolvimento local.

A meta é ter o Crato como município indutor do turismo e aproveitar o seu potencial para o desenvolvimento econômico e social. Os debates sobre a temática foram abertos esta semana, durante a abertura das comemorações dos 250 anos de emancipação, que acontece em 21 de junho deste ano. Todos os meses será elaborada uma programação para festejar o aniversário.

Novos projetos voltados para o fortalecimento do turismo no Crato foram debatidos no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), por técnicos do setor, secretários da administração e representantes de instituições, destacando alternativas viáveis para serem trabalhadas como destinos turísticos. O debate foi promovido por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município. Foram destacados projetos na área da cultura, religiosidade e ecoturismo, além de melhoria da infraestrutura, criação de ciclovias, obras de reforma de área de lazer da cidade, como a Nascente, além da criação de Guarda Turística Municipal, para garantir mais segurança aos visitantes que chegam ao Crato.

Singularidade
A secretária de Cultura local, Dane de Jade, classificou o Crato como um território singular, com diversas potencialidades. Ela cita o desenvolvimento da economia criativa dentro dessa realidade existente, além de destacar a amplitude do turismo cultural, com as paisagens presentes, casarios e os aspectos histórico relevantes na cidade.

A secretária cita como exemplo o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, onde viveu o beato José Lourenço. "Foram cerca de 5 mil pessoas que viveram uma experiência histórica relevante e temos que difundir esses acontecimentos, com os seus elementos históricos", diz ela. Para a criação de "territórios criativos" em Crato, Dane de Jade destaca a necessidade do fortalecimento dos equipamentos culturais, no sentido de favorecer a economia criativa. "Os valores precisam ser difundidos e novas ações efetivadas", afirma. Ela também ressaltou a possibilidade de se criar um roteiro dos casarões da cidade, existentes em várias localidades, a exemplo do distrito de Santana do Cariri.

O secretário Venâncio Saraiva destacou os projetos na área do turismo a serem abordados pelos técnicos e representantes de instituições, perpassando pelo processo de gerenciamento e gestão, o turismo religioso, o ecoturismo, turismo cultural, as principais áreas de lazer do município, mobilidade urbana, eventos e divulgação, além da segurança ofertada ao turista.

Religiosidade
O aspecto religioso foi abordado pelo pároco da Sé, Edmilson Neves. Ele disse que atualmente o Crato tem uma oferta turística para esse segmento, e os locais mais visitados pelos romeiros têm sido a igreja da Sé, onde o Padre Cícero foi batizado, além de ter celebrado a sua primeira missa.

Também destacou uma área que pode ser inserida no roteiro da fé, como a Igreja da Sé, Palácio do Bispo, a igreja de Nossa Senhora do Belo Amor, nas Guaribas, além do Seminário São José, a estátua de Fátima, em fase de conclusão, no bairro Muriti, e o relógio da igreja São Francisco, o único no mundo com seis mostradores.

A divulgação maior do nome do Padre Cícero, como filho natural do Crato, foi outro ponto enfocado pelos participantes. O coordenador de turismo do Crato, Ernesto Rocha, ressaltou o projeto que interliga cidades da região, com as ciclovias, num percurso total de 258 quilômetros, recentemente aprovado pelo governo federal.

O roteiro inclui desde o conhecimento da gastronomia local à paisagem natural e o esporte de aventura. Para ele, é importante que o Cariri também passe a atuar com um projeto integrado para o turismo, com perspectiva de regionalização. O projeto de mobilidade urbana e recuperação de espaços de lazer, como a nascente, foi exposto pelo secretário da Cidade, José Muniz, que é um dos mais otimistas com o projeto municipal.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis