Barbalha (CE): Fábrica-escola busca restaurar o cultivo de cana na Região

Inaugurada ontem, neste Município, a Fábrica Escola de Cana-de-Açúcar do Cariri, no Centro Vocacional Técnico (CVTEC), do Instituto Centec. A unidade capacitará tecnicamente trabalhadores do ramo e fortalecerá o setor canavieiro.

O empreendimento faz parte de uma cooperação técnica entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), o Instituto Centec, Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), Instituto Agropolos e Prefeitura Municipal. A iniciativa se dará por meio do funcionamento de um laboratório de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de produção, processamento e comercialização.

Cada instituição exercerá papéis distintos em prol da administração e do pleno funcionamento da empresa, desde adequação da estrutura, manutenção de equipamentos, assistência técnica, acompanhamento de processos administrativos, realização de cursos referentes às atividades da fábrica, contratação de pessoal para atuar na produção, entre outras tarefas.

A meta é levar, além da teoria, a formação prática para os estudantes e, ao mesmo tempo, incentivar a criação de pequenas empresas para atuar no processamento da cana.

Na fábrica-escola serão produzidos itens como álcool, cachaça, batida, rapadura e açúcar mascavo. As aulas serão ministradas por professores do Centec, de cursos como Tecnologia de Alimentos e Irrigação.

Investimentos
Os investimentos iniciais para o projeto da fábrica-escola, há cinco anos, foram do Estado, com R$ 570 mil. A fase de finalização para colocar o projeto em funcionamento partiu da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Barbalha. "Será uma forma de abrir espaço para novos investimentos na área de tecnologia para o segmento, proporcionando uma nova etapa de produção", planeja o titular da pasta, Elismar Sá.

A tecnologia para a produção canavieira tem mudado muito nos últimos anos, segundo o secretário. Ele também vê necessidade de investimentos em pesquisas, além de projetos de irrigação modernos.

Hoje, grande parte da mão-de obra que atuava no plantio da cana-de-açúcar trabalha em outras culturas que estão em alta na região, a exemplo da banana. Outra grande leva de produtores desloca-se, todos os anos, para cidades do interior de São Paulo, como Ribeirão Preto, para trabalhar nas agroindústrias.

Capacitação
Antes, o setor canavieiro empregava cerca de 3 mil trabalhadores, sendo uma das empresas de maior arrecadação da região e do interior do Estado. O Instituto Centec atuará na capacitação dos profissionais, oferecendo cursos de formação de mestre alambiqueiro; fabricação de melado, açúcar mascavo e rapadura; e gestão da agroindústria canavieira familiar de pequeno porte. O projeto prevê também a realização de estágios, visitas técnicas e incentivo a estudos e pesquisas na área, tendo em vista que a unidade possuirá um laboratório de análise da qualidade e espaço para vendas de produtos.

O assessor técnico do Instituto Centec, Mavignier França, afirma que a parceria incentivará a difusão de pequenos negócios no setor: "O Cariri foi um dos mais importantes polos de produção e processamento de cana-de-açúcar do Ceará, chegou a ter 150 engenhos, e hoje possui apenas seis", afirmou. O Instituto Centec deverá assumir toda a operacionalização do equipamento em 2015. Futuramente, o CVTEC realizará também o plantio de 3 hectares de cana-de-açúcar para atender parte das demandas da fábrica-escola. A unidade possui capacidade para processar cerca de 70 toneladas de cana por mês.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis