Obras estão suspensas em rodovia que integra 4 cidades do Cariri

A população do Cariri aguarda a recuperação da CE-292, que interliga diversos municípios da região do Cariri e é um dos trechos importantes para escoamento de produção da Região. Ainda há entraves para a liberação do licenciamento ambiental para recuperação da estrada que liga as cidades de Crato e Juazeiro do Norte e municípios como Nova Olinda e Campos Sales, área onde há fluxo para o turismo regional.

Desta vez, o entrave se dá por conta das exigências, que incluem 27 itens solicitados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). O trecho mais prejudicado está área da Chapada do Araripe, entre Crato e Nova Olinda. Depois de quase quatro anos, após licitada pelo Governo do Estado, é que foi liberada a licença ambiental.

Uma das exigências do órgão é que uma parte da estrada seja construída com pavimento rígido de concreto. A documentação com os itens foi encaminhada para o Departamento de Edificações e Rodovias (DER).

Fragmentos florestais
Outra solicitação do ICMbio é que se apresente projeto executivo das passagens de fauna, subterrâneas e áreas entre fragmentos florestais transpassados pela rodovia, a ser aprovado pelo órgão ambiental, considerando a possibilidade de prever passagens de fauna no mesmo nível do terreno.

Além disso, deve-se apresentar projeto executivo detalhando os sistemas de drenagem superficial previsto, com mecanismos de dissipação de energia para evitar erosões; projeto executivo para instalação de pórticos no trecho do empreendimento entre a floresta nacional do Araripe-Apodi, e projeto executivo de monitoramento de impactos na estrutura do Geossitio Ponte de Pedra, em Nova Olinda, enviando relatório semestrais para o ICMBio.

O trecho da CE-292, que liga Crato a Nova Olinda, na Chapada, está localizado num Área de Preservação Ambiental (APA), além de ser Área de Proteção Permanente (APP) integrada à Floresta Nacional do Araripe (Flona), a mais antiga reconhecida por decreto no Brasil.

Estudantes universitários de vários municípios da Região, como Campos Sales, Araripe, Nova Olinda, Santana do Cariri, entre outros municípios já realizaram manifestações, e os topiqueiros paralisaram a estrada, por conta das dificuldades de tráfego e até riscos de assaltos, já que, com a ausência de melhorias, o tráfego se torna mais difícil. Os alunos têm que se dirigir diariamente para universidades nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte.

As alternativas de melhorias são as operações tapa-buracos constantes depois de várias décadas. Isso fez com que o asfaltamento se tornasse bastante irregular e frágil. Mesmo com as constantes recuperações, os buracos se apresentam na área. Segundo o gerente regional do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Luiz Salviano de Matos, deverá haver alteração do projeto devido às exigências. Além do trecho em concreto, há também a passagem de animais e espaço com túneis.

Relatório
O DER informa que com relação ao trecho Crato e Nova Olinda o departamento está preparando um relatório para o ICMBio respondendo às exigências. Um dos aspectos para a realização das obras, conforme o que foi solicitado pelo órgão ambiental, é que a estrada possivelmente tenha que ser totalmente interditada, ocasionando a construção de outro trecho para o tráfego, o que pareceria praticamente inviável.

Outro asfaltamento que ainda se encontra por ser feito e a pavimentação está totalmente destruída se encontra em Crato, na CE-561, num trecho de cerca de 12 quilômetros, com acesso ao distrito de Santa Fé, no Município. Moradores estão sendo prejudicados com a grande quantidade de poeira na via. Não há sinalização no local.

Há quase dois anos o trecho foi licitado para construção, e várias manifestações já foram feitas na área pelos moradores.

A novidade é que a CE-060, que liga os Municípios de Caririaçu a Juazeiro do Norte, já começa a ser recuperado, conforme o gerente do DER, Luiz Salviano. A estrada passou a ter intensa movimentação desde que foi inaugurada a Rodovia Padre Cícero, um dos acesso a Fortaleza, passando pela cidade de Caririaçu. Há estimativa de redução de 70 quilômetros até Fortaleza por esse trecho.

O transporte de passageiros feito em camionetas na área de Santa Fé, além de já não oferecer segurança à população, os motoristas ainda afirmam que têm de redobrar os cuidados, por conta dos perigos da estrada de Santa Fé. Os prejuízos são grandes.

O motorista Antônio Cândido que o diga. Há quase dois anos realizando o tráfego diariamente, ele afirma que o trecho que poderia ser feito em 20 minutos, demora até mais de uma hora. "Se a gente não andar devagar, quebra tudo", diz ele, que já acumula vários prejuízos causados com a precarização do trecho. Para o motorista, o problema já extrapolou e passou a ser um descaso com a vida das pessoas.

A gerência ambiental do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) encaminhou todos os documentos exigidos pelo ICMbio para que houvesse a liberação da estrada de Nova Olinda desde o ano passado. Era grande a expectativa da liberação. A perspectiva era de que a licença fosse aprovada e o projeto autorizado ainda neste ano. Desde que foi feita na área da floresta, há cerca de cinco décadas, não havia passado por melhorias em sua plenitude.

Foi proposto pelo ICMbio que esse trecho da CE-292 deixasse de existir e o tráfego passasse pelo distrito de Santa Fé, o que encarecia mais ainda e necessitaria de um novo projeto. Acabou tornando-se inviável. A meta agora é dar sequência às obras, que a burocracia emperra há cerca de quatro anos.

Licitação
A empresa Terrabrás venceu a licitação para recuperar a estrada de acesso a Nova Olinda. Mas, com o tempo de paralisação do projeto, terão de ser feitos novos cálculos com a liberação da verba, que será garantida para a estradas, por meio de empréstimo do Banco Mundial. No caso de Santa Fé, o projeto foi licitado ano passado e a empresa Coral deverá fazer as obras, com novo cálculo, por conta do tempo que o projeto ainda deverá ficar parado. Foram solicitados 22 itens pelo ICMbio a serem atendidos dentro dos critérios da legislação, quase correspondendo a um Estudo e Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

Mais informações
Departamento de Edificações e Rodovias (DER)
Rua Rodolfo Teófilo, 10
Centro - Crato - CE
Rua: Telefone: (88) 3102-1224

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis