Mauriti (CE): Geração de empregos e renda tem aquecido o comércio local

Impulsionado pela abertura de novas vagas no mercado de trabalho, o setor econômico deste município comemora o aquecimento das vendas. Isso tem se dado por meio das contratações de operários nos canteiros de obras do projeto de Transposição do Rio São Francisco. Outra medida tem sido a instalação de novas empresas atuantes nos mais diversos segmentos, na comercialização de produtos e serviços com perspectiva de ampliação dos índices de negócios em até 40% a mais do que o mesmo período do ano passado.

Entre os negócios que mais cresceram nos últimos meses estão supermercados, pequenos mercantis, lojas de eletroeletrônicos, vestuário, empreendimentos do setor gastronômico e casas de materiais de construção.

Com a oportunidade de oferta de emprego em alta no município, a circulação de moeda corrente no mercado financeiro local faz com que empresários passem a investir na ampliação de seus negócios criando, a partir daí, condições de oferecer maior conforto e comodidade às suas clientelas, resultando, em alguns casos, na fidelização de novos compradores.

Proprietários de bares, restaurantes, choperias e alguns outros estabelecimentos do gênero também se dizem satisfeitos com o aumento do fluxo de clientes, ocasionado pela existência de maior distribuição de por conta da geração dos novos empregos no município.

Ampliação
O empresário Sinval Argemiro, proprietário do maior comércio de alimentos da cidade, é de acordo com a avaliação de que o crescimento do setor econômico se deve, principalmente, aos empregos criados nos últimos anos.

A obra da Transposição do São Francisco, por exemplo, é responsável pela criação de 500 novas vagas no mercado de trabalho local.

"O volume de vendas cresceu muito por causa da ampliação nas vagas de emprego. Todos os setores do comércio local estão sendo beneficiados. Houve uma pequena retração durante o período em que os operários paralisaram as atividades. Porém, nem bem recomeçaram os trabalhos e a nossa margem de venda já está novamente em alta. Essa obra é importante demais para a economia do município e para a melhoria de vida da nossa população", avalia o comerciante. O município também tem percebido a abertura de mais estabelecimentos especializados na comercialização de materiais de construção.

A avaliação de quem trabalha no setor da construção civil é que o surgimento destas empresas comprova a expansão do setor imobiliário na cidade.

"Nunca se viu um índice tão alto de crescimento em relação ao mercado imobiliário de Mauriti como o que vem sendo registrado nos dois últimos anos", avalia o corretor de imóveis Fábio Moura, que atua no município de Mauriti.

Imóveis
Proprietários de imóveis afirmam que o momento é o melhor já registrado nas últimas duas décadas. O crescimento do setor já é de 50% em comparação aos dois últimos anos. Em Mauriti, o mercado imobiliário se desenvolveu ao ponto de não existir oferta suficiente para atender à demanda de locação de imóveis residenciais na cidade.

"Não tem casa porque todas as moradias de aluguel estão ocupadas. Essa situação não comprova apenas o bom momento do setor, mas, também, reflete o atual momento da economia do nosso município", avalia Fábio Moura, ressaltando a importância das obras da transposição no município.

A estabilidade vivenciada pelo setor econômico em Mauriti tem atraído, também, o interesse de investidores do setor turístico. Uma rede hoteleira pretende construir uma de suas unidades no município. Trata-se da rede de Hotéis Ingra que, por meio de seus diretores, tem mantido conversas constantes com a gestão local e realizado estudos técnicos em relação à área onde o empreendimento deverá ser construído, no bairro Bela Vista.

Nesta semana uma nova reunião entre os diretores da rede hoteleira e o município deverá definir a data para o início da construção da unidade.

Loteamento
Esse grupo também está discutindo a possibilidade de comercialização de um novo loteamento na cidade. A proposta é oferecer um espaço diferenciado com garantia de infraestrutura de qualidade e de total segurança. O projeto para comercialização do empreendimento ainda está em fase de discussão entre os empresários e o município.

Os gestores locais também está debatendo com empresários do segmento do lazer e entretenimento a instalação de um parque aquático na cidade.

O nome do grupo empresarial que já estaria, inclusive, avaliando regiões onde o empreendimento seria instalado não foi divulgado pelo gestor do município, Evanildo Simão.

O empresário admite, no entanto, que as conversações entre os empresários e o município estão bem avançadas. Isso seria um sinal do interesse desses empreendedores econômicos.

O assessor especial da prefeitura de Mauriti, Amilsson Marques, ressalta que o volume de empresas que estão se instalando no município é resultado de um plano de atração de investidores desenvolvido, desde o ano passado, pela gestão local. Segundo ele, até o final do mês de dezembro novas empresas deverão fazer parte deste novo grupo de empreendedores.

"O trabalho tem sido desenvolvido no sentido de atrair novos investidores e, a partir da abertura de novas empresas, criar oportunidade de novos empregos ampliando, desta forma, a geração de renda a nossa população e melhoria da qualidade de vida da nossa gente", explica Amilsson Marques.

Graças à expansão dos setores econômicos locais, o município também é bem visto pelos setores financeiros.

Atualmente, existem três instituições bancárias instaladas na cidade, que aguarda a instalação de uma quarta agência bancária.

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) deve iniciar operações na cidade neste segundo semestre de 2014. "A previsão é que nós tenhamos funcionando normalmente ao atendimento da nossa população até o final deste ano", informou Evanildo Simão.

Conforme avalia, a abertura de mais uma agência bancária na cidade estabelece a comprovação em torno do potencial econômico de Mauriti podendo, ainda contribuir para que novos empreendedores passem a se sentir atraídos pelo município.

"É difícil perceber a presença de quatro instituições bancárias em um município de cerca de 50 mil habitantes em qualquer região do Estado", explicou Simão. Ele ainda acrescenta que, quando isso acontece, "é claro que o município possui condições econômicas suficientes para manter as operações realizadas por estas instituições. Isso acaba sendo percebido, também, por empresários de grande porte", concluiu.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Mauriti
Rua Chagas Sampaio, 579
Centro
Telefone: (88) 3552-1018

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis