Juazeiro do Norte (CE): Prefeito toma posse após exigência judicial

Depois de uma eleição tumultuada para mesa Diretora na Câmara Municipal deste Município, na noite de ontem, tomou posse o prefeito da maior cidade da Região Metropolitana do Cariri (RMC), Raimundo Macedo, e o vice-prefeito, Luiz Ivan Bezerra. Foi eleito para novo presidente da Câmara de Juazeiro, Antônio de Lunga, com 11 votos dos parlamentares da bancada de oposição, entre o total de 21 votos dos vereadores.

A eleição deveria ter acontecido, juntamente com a posse, na manhã de ontem, na Casa Legislativa. Porém foi interrompida por força de um mandado de segurança expedido pelo juiz de plantão, José Mauro Feitosa, reforçando a determinação do Regimento de Câmara, para que a posse dos dois poderes sé deveria acontecer após as 17h. A solenidade foi, então, transferida para esse horário.

Em seu discurso de posse, o novo prefeito Raimundo Macedo disse que pretende iniciar a administração em caráter emergencial para organizar os serviços essenciais em 100 dias. Ele garantiu que, a partir de hoje, iniciará a organização das finanças e vai colocar em funcionamento todos os setores.

Raimundo Macedo, que pela segunda vez irá administrar a "terra do Padre Cícero", compareceu à Câmara ainda pela manhã para tomar posse na Prefeitura de Juazeiro. Horário foi adiado para o fim da tarde, em cumprimento em Regimento Interno. Mesmo sem querer tecer comentários sobre o procedimento do Legislativo, afirmou que lutará por uma harmonia entre os poderes, para gerir a máquina administrativa.

Segundo o ex-presidente da Câmara, José de Amélia Júnior, lei não se discute e suspendeu de imediato a sessão. Após a posse dos vereadores e do prefeito, no início da noite, houve a transmissão de cargo, no Memorial Padre Cícero, pelo vice-prefeito de Juazeiro, José Roberto Celestino, para o prefeito Raimundo Macedo. A solenidade não contou com a presença do ex-prefeito, Manoel Santana.

Em alguns municípios da região, as posses ocorreram ainda pela manhã, com surpresas desagradáveis para gestores eleitos, como foi o caso da cidade de Missão Velha. O prefeito eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Tardiny Pinheiro (PT), e o vice-prefeito eleito, Rafael Moreira (PT), não chegaram a entrar na sede do Poder Executivo. Eles tomaram posse na Câmara e depois seguiram para a Prefeitura. O prédio onde funciona a administração municipal da cidade estava fechado e a chave não apareceu. Hoje, o novo gestor pretende entrar na sede do Poder, "nem que seja por força da justiça".

Já em Barbalha, o prefeito reeleito do PT, José Leite, tomou posse na manhã de ontem, na Câmara Municipal, com a vice-prefeita, Betilde Correia, após a celebração de uma missa, na Igreja do Rosário, às 8 horas. O único prefeito reeleito do Crajubar reafirmou o seu compromisso de dar continuidade às obras iniciadas em seu primeiro governo, como o mercado público municipal, em sua terceira etapa, creches, além de fortalecer a saúde e a educação.

A cidade de Jati foi um dos municípios da região que contou um fato inédito. A prefeita eleita, Maria de Jesus Diniz Nogueira, Neta, e a vice-prefeita, Francisca Ferreira de Sousa, Mundinha, foram empossadas pelo prefeito e seu irmão, Manoel dos Santos Diniz. A gestora recebeu o poder das mãos do atual prefeito e irmão, Manoel dos Santos Diniz, mesmo a Constituição não permitindo candidatos parentes consanguíneos no Executivo. Manoel dos Santos foi o presidente da câmara e assumiu a administração municipal de Jati após a Justiça ter afastado o prefeito, Arlindo Rocha Nero, um dia após a eleição municipal.

Os novos gestores colocam como os principais desafios o fortalecimento de serviços básicos como educação e saúde, além do setor de infraestrutura e saneamento básico.

Em Juazeiro do Norte, o prefeito Raimundo Macedo disse receber a administração com muita preocupação. Em caráter emergencial dos 100 primeiros dias de governo, quer reorganizar a administração para executar projetos de campanha, a exemplo da construção de um hospital municipal em dois anos e empreender melhorias em serviços de saúde e educação.

A grande preocupação dos moradores é a quantidade de lixo nas ruas. Os serviços de coleta funcionaram de forma irregular nos últimos meses.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis