Apenas em Juazeiro eleição da Mesa Diretora não será tranquila

Os prefeitos eleitos de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha estão vivendo momentos distintos no que se refere à disputa pela Mesa Diretora das câmaras municipais. Em Crato, por exemplo, Ronaldo Gomes de Matos (PMDB) deve fazer com folga a presidência da Mesa. De forma silenciosa e agindo nos bastidores, o prefeito eleito tem sido discreto quando se fala na Câmara Municipal.

Ele não participou diretamente das articulações, mas em novembro foram iniciadas conversas com os vereadores eleitos, culminando com a formação de um bloco governista com quase todos os partidos e vereadores eleitos. Foi conseguido até o apoio do PSDB, partido do prefeito Samuel Araripe.

Em um almoço com os vereadores, o prefeito Ronaldo Gomes de Matos selou o acordo para eleição da Mesa Diretora. Entretanto, nos bastidores, surgem rumores que vereadores ligados ao atual presidente do Legislativo, Florisval Coriolano (PSD), estariam articulando a escolha de uma outra chapa.

Em Barbalha, o prefeito reeleito José Leite (PT) deve assumir dia 1º de janeiro com a tranquilidade de ter ao seu lado um Legislativo com ampla base aliada.

O presidente ainda está indefinido, mas deve ser um petista a assumir o comando da Câmara. O nome mais forte é do vereador e atual líder do prefeito na Casa, Daniel Cordeiro (PT).

O acordo para eleição de Cordeiro teria sido feito entre os 11 vereadores que formam a base aliada do petista Zé Leite e o próprio prefeito, com participação do secretário das Cidades, Camilo Santana.

Já Juazeiro do Norte vive a maior disputa entre as três cidades do Crajubar. O prefeito eleito Raimundo Macedo (PMDB) deve perder a disputa pela Mesa Diretora. O nome e sua preferência, o vereador Gledson Bezerra (PTB), não emplacou e pode ser derrotado.

Os vereadores formaram um bloco de oposição que já conta com 11 dos 21 vereadores eleitos. Para piorar a situação, os 11 vereadores estão juntos em um lugar não identificado para que não haja a possibilidade do grupo se desfazer até a próxima terça-feira. Em entrevista a uma emissora local, o vereador Darlan Lobo (PSL) disse que o problema maior de Raimundão teria sido a arrogância.

Entenda a notícia
Ter um aliado como presidente da Câmaras Municipais tornou-se uma importante estratégia dos chefes do poder Executivo. Projetos de interesse do prefeito, por exemplo, acabam sendo facilmente aprovados. Sem falar de toda a estabilidade política conquistada.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis