Crato (CE): Município volta a receber as verbas do Fundo Nacional de Saúde

Com a mudança de administrador do município, com a posse de Ronaldo Gomes de Matos, está liberado o repasse de verbas do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para a Prefeitura do Crato, município distante 567 quilômetros de Fortaleza. O bloqueio foi determinado no dia 28 de dezembro passado, a pedido do Ministério Público, depois de denúncias de que havia atraso no pagamento aos prestadores de serviço conveniados.

O promotor de Justiça, Lucas Felipe Azevedo de Brito, ingressou com a ação civil pública (ACP) solicitando o bloqueio. Segundo ele, havia denúncias de representantes de hospitais, clínicas e laboratórios particulares informando que o Município vinha protelando em um mês o repasse da verba federal do Sistema Único de Saúde (SUS) aos prestadores de serviço conveniados. A situação ocorreria desde outubro de 2011.

Devido ao quadro, a manutenção da rede de assistência à saúde estava em risco e as unidades admitiam reduzir o atendimento em razão das dívidas geradas com fornecedores e empregados. Ao analisar os dados do Fundo Nacional de Saúde, o Ministério Público constatou que todas as verbas da União destinadas à área da saúde no Crato tinham sido devidamente repassadas, tornando injustificável o atraso que vem ocorrendo todos os meses no pagamento dos conveniados, ao final da gestão anterior.

A Justiça deferiu integralmente o pedido do Ministério Público. Assim sendo, ficou bloqueada a verba no valor de R$ 1.648.396,60 que seria repassada à Prefeitura do Crato nos últimos dias de dezembro de 2012. Ronaldo Gomes de Matos, do PMDB, tomou posse ontem como novo prefeito de Crato, substituindo a Samuel Araripe, do PSDB.

Entenda a notícia
Com a posse do novo prefeito da cidade do Crato, Ronaldo Gomes de Matos ficou liberada a verba no valor de R$ 1.648.396,60 que seria repassada à Prefeitura do Crato nos últimos dias de dezembro de 2012

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis