Crato (CE): Novo gestor quer união de poderes

A posse do prefeito, vice prefeito e vereadores eleitos no pleito de 2012, para a Legislatura no período de 2013 a 2016 ocorreu de forma tranquila. A solenidade teve inicio às 16 horas, no Crato Tênis Clube, com a posse dos vereadores eleitos. Após a verificação dos diplomas expedidos pela Justiça Eleitoral, o novo prefeito Ronaldo Gomes de Mattos fez um rápido pronunciamento. Ele defendeu, entre outras bandeiras, a união dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Na ocasião, ele reafirmou seu compromisso com a cidade e disse que irá trabalhar para melhorar índices de desenvolvimento econômico e social. No primeiro momento, o gestor afirmou que o funcionamento de atendimento ao público da prefeitura estará suspenso pelo próximos três dias. A medida, segundo ele, é uma forma de tentar organizar internamente a casa.

Sem intervalos, na mesma solenidade, em chapa única foram eleitos o presidente da Câmara de Vereadores, o vice e o primeiro e segundo secretários. Respectivamente, a Casa Legislativa terá à frente o vereador Luiz Carlos Duarte Sobreira Saraiva (PSL) e Roberto Pereira Anastácio, mais conhecido como Bebeto (PTN). Os primeiros secretários são Francisco Helder de Oliveira França, ou "Guer", como é popularmente chamado, e Nágila Maria Rolim Gonçalves, única representante das mulheres na Câmara. A votação foi nominal e aberta. Já o escolhido para ser o líder do Governo foi o jovem parlamentar Paulo de Tarso Cardoso Varela.

Em discurso ao público que lotou salão principal do Crato Tênis Clube, o novo prefeito disse que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário precisam estar unidos para que uma nova dinâmica administrativa seja criada. Revelou que sua gestão será voltada para as pessoas que mais necessitam do auxílio do Governo. "Vamos trabalhar. Somos verdadeiramente representantes do povo e temos um compromisso a honrar. É para sairmos pelas portas da frente da Prefeitura, que pedimos a confiança do povo do Crato", disse.

Compromissos
A expectativa da população é que a gestão pública supere as dificuldades existentes e ponha em prática os compromissos de campanha. Entre as prioridades estão os setores da saúde e infraestrutura.

Na transição de cargos, o prefeito anterior, Samuel Araripe, que administrou o município por oito anos consecutivos, não compareceu para entregar as chaves da Prefeitura ao novo gestor. Para comemorar as posses, à noite, na Praça da Sé, foram realizados shows musicais.

Em Nova Olinda, o prefeito eleito Ronaldo Sampaio, do Partido Social Democrático (PSD) também foi empossado. A cerimônia aconteceu logo no início da manhã de ontem, na Câmara Municipal. Já às 11 horas, houve a transferência de cargos, onde o ex-prefeito Afonso Sampaio foi pessoalmente entregar as chaves da Prefeitura. O novo prefeito estava indeferido por abuso de poder. Ele teve seu registro de candidatura cassado há oito dias antes das eleições, após a juíza Ana Raquel Colares dos Santos Linard, da 53º Zona Eleitoral de Nova Olinda, sob a alegação do Ministério Público Eleitoral (MPE), entender que o então postulante ao cargo de prefeito e seu vice, Elísio Manoel Galdino, conhecido como Cabeludo, promoveram propagandas políticas antecipadas dos seus nomes à corrida eleitoral, durante as festividades municiais alusivas ao padroeiro da cidade São Sebastião, em janeiro de 2012, beneficiando-se da máquina administrativa. Ronaldo Sampaio teve apoio do seu primo Afonso Sampaio que administrou a cidade por oito anos seguidos.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis