Conta de energia: Redução da Coelce é uma das menores, 18,05%

A medição da conta de luz dos consumidores residenciais no Ceará já está sendo feita com 18,05% de desconto. A redução para a concessionária cearense, a Companhia Energética do Ceará (Coelce), é levemente maior do que o anunciado pela presidente Dilma Rousseff nesta quarta, 23, de 18%. No entanto, das 63 concessionárias, 41 delas teve um desconto maior do que o da Coelce. A maior redução foi de quase 26%, numa distribuidora gaúcha, o efeito médio total é de 20,2%.

Ainda sem a notificação oficial da Aneel até o fechamento desta edição, a Coelce não soube dizer como se dará o novo cálculo. “Como empresa regulada, a Coelce irá cumprir o que for definido pela Aneel”, limitou-se a dizer, por nota enviada pela assessoria de imprensa. A Aneel explicou que os novos valores deveriam ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) ainda ontem, o que não aconteceu até o fechamento desta edição.

Para hoje, ou os próximos dias, estão previstos serem anunciados os descontos para a tarifa de alta tensão - indústria, comércio e agricultura. A redução pode chegar até 32%, segundo a Aneel.

Para garantir o barateamento, foram reduzidos os custos de transmissão, os encargos setoriais e foram retirados subsídios da estrutura da tarifa, com aporte direto do Governo Federal, no valor aproximado de R$ 17 bilhões em 2013 e 2014, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional.

Riscos assumidos
Para o consultor de energia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiece), Jurandir Picanço, a redução é expressiva, mais do que o que foi anunciado em setembro de 2012, de 16%. No entanto, faz ressalva por conta dos riscos de racionamento de energia.

“Em setembro de 2012, não se tinha a perspectiva de racionamento. Agora, temos, apesar dessa risco começar a ser eliminado em função das chovendo nas cabeceiras dos reservatórios”, comenta. Picanço destaca que ainda está sendo produzida energia cara e poluente, a energia térmica.

“Esse valor da energia elétrica mais cara vai ser transferido na conta posteriormente. Não será na mesma proporção do desconto, mas vai reduzir esse impacto positivo da conta mais baixa”, analisa.

A redução das tarifas deverá ser sentida na próxima fatura de energia elétrica emitida, já que a redução passou a valer ontem, com a publicação no Diário Oficial da União (DOU). A determinação dos valores foi feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), também a partir de ontem. (Com agências)

Serviço
Simulador de consumo da Coelce
Clique AQUI 

Arce
Fone: 0800 727 0167

Aneel
Fone: 167

Andreh Jonathas

Fonte: O Povo



AddThis