Plantão Infotech: Orkut completa nove anos de vida hoje

O primeiro grande sucesso social da internet no Brasil completou hoje seus nove anos de existência. O Orkut foi uma verdadeira febre e, pouco tempo depois de seu lançamento em 2004, já contava com milhões e milhões de usuários no país. Em seus primeiros anos, era preciso ser convidado para fazer parte do “grupo seleto”, o que deixava os novatos muito empolgados com o serviço.

Muita gente atribui o sucesso inicial do Orkut no Brasil ao seu rápido interesse nos usuários daqui. Em pouco tempo, a rede social já tinha sua versão em nosso idioma, enquanto o Facebook adotou a prática muito tempo depois.

O fato é que, só em nosso país, o Orkut já teve mais de 30 milhões de visitantes. Hoje, o total mundial não passa dos 33 milhões. No fim das contas, as operações da rede do Google foram transferidas dos EUA para o Brasil e ainda hoje funciona na filial da empresa por aqui.

Pensando no aniversário do Orkut, e consequentemente nas “velinhas de aniversário” que a rede social manda aos usuários quando eles completavam um ano de participação, você pode estar imaginando: “O Orkut ainda existe?”. Tanto existe como deve se manter rentável. Não tanto quanto o novo sucesso chamado Facebook, mas rentável. Do contrário, o Google já teria desistido de manter o serviço.

No fim das contas, ver o Orkut fazer nove anos e já ser considerado “velho” faz imaginar quanto tempo o Facebook ainda tem para também ser largado de lado.

Fonte: Tecmundo



AddThis