Crato (CE): Agricultores estão temerosos com as poucas chuvas do ano

Mesmo com o início das poucas chuvas na Região do Cariri, agricultores estão apreensivos com o período de estiagem. As perdas na produção não foram poucas e vários municípios caririenses sofreram na pele o problema da seca, considerada por muitos como uma das piores dos últimos anos.

O sindicalista Dalmir Brasil, secretário de políticas agrícolas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, avalia que as expectativas são muitas, mas a apreensão ainda é grande.

“O ano passado começou crítico, depois piorou. Estamos hoje numa situação crítica porque mesmo com algumas chuvas no final ano e a expectativa cresceu muito, mas os criadores de forma particular vivem uma situação difícil”,afirmou.

Segundo Dalmir, em várias comunidades do Crato e outros municípios caririenses vem faltando água e ração. “Isso faz com que os animais percam peso, vão morrendo aos poucos”,afirma.

Dalmir diz que se andar um pouco mais na direção do Cariri Oeste a situação não é boa. “Lá está faltando água, animais morrendo e as chuvas ainda não são suficientes para recuperar as perdas na lavoura”,afirmou.

Dalmir Brasil diz que uma das dificuldades dos produtores é a liberação de crédito emergencial.

“Você sabe que mexeu com banco dificulta. Aqui no Crato a gente se sente prejudicado por conta da morosidade dos bancos. Os trabalhadores esperam, na expectativa de receber recursos para melhorar a situação nas suas propriedades e na sobrevivência de animais”,afirma.

Outro problema é com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Está havendo dificuldades do milho que, segundo a Conab, é pouco. Na primeira quinzena de dezembro foi terminada a distribuição de milho para o pessoal que tem criação”, afirma.

Para Dalmir se o inverno deste ano de 2013 não for bom, a situação ficará bem pior. “A gente espera que seja bom, que venha água suficiente para encher os barreiros, para que as propriedades tenham água, capim, e possam produzir. Se isso não acontecer, a situação será de calamidade”, afirmou.

Afinado com Dalmir está o sindicalista Antonio Alves da Gama, o Tota, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, ele afirma que a situação é de apreensão ainda. “A situação não está muito boa. A estiagem foi muito longa e 2012 no Cariri as chuvas foram poucas. Nosso quadro continua precário”,afirma.

Tota, contudo, diz que a “sorte” dos trabalhadores rurais do Crajubar é por viver numa região que é úmida em muitas áreas, com nascentes que fazem com que a seca atinja menos as propriedades.

“Há situações bem piores, como Jardim, Aurora, Campos Sales e Salitre, por exemplo”,afirma.

Totao diz, entretanto, que continuará otimista. “Não podemos discutir com a natureza, que pertence à Deus, mas hoje estamos pagando pelo mal que fizemos à natureza. Hoje se preserva pouca e o desrespeito ao meio ambiente é muito grande. Mesmo assim creio num bom inverno”,afirma.

Entenda a notícia
O Ceará vive, desde o ano passado, uma das piores secas dos últimos anos. Reservatórios de água estão quase secos e muitas lavouras foram perdidas. Ações emergenciais foram anunciadas, mas até agora não surtiram os efeitos desejados.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo



AddThis