Primeiro aterro do Cariri será em Caririaçu

Depois de praticamente quatro anos de discussão pela implantação do Aterro Sanitário Consorciado, envolvendo as nove cidades que compõem a Região Metropolitana do Cariri (RMC), mais a cidade de Altaneira, foi definido, no fim da tarde de ontem, o local do aterro. Será no município de Caririaçu, na divisa com Juazeiro do Norte e a 3 quilômetros da pista. O novo projeto terá investimentos do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, de R$ 20 milhões.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos gestores da região, já que antes havia a discussão de uma possibilidade de instalação do aterro em Crato. O secretário das Cidades, Camilo Santana, afirmou que a escolha do local dependeu de análises técnicas favoráveis. Resta agora a aprovação das licenças ambientais, pela Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace).

Prefeitos avaliam a reunião como um avanço significativo para que, em 2014, prazo final dado pelo governo federal para os municípios se adequarem ao que determina a lei ambiental, o aterro esteja concluído.

Duas audiências serão realizadas em Caririaçu para contar com aprovação da população, depois da avaliação do impacto ambiental da obra.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis