Descontos de até 70% aquecem venda de livros no Cariri

Início das aulas é sempre uma grande preocupação para os pais. A lista dos livros é imensa. E na hora da compra, muitos se assustam com o resultado final. Para contrapor essa realidade, os sebos entram em ação, com as trocas e venda. Os preços chegam a até menos de 70% das livrarias. Em Juazeiro do Norte, esses locais se multiplicaram no Centro da cidade e viraram cativos para compradores não apenas da cidade, mas até de Estados vizinhos como o Pernambuco.

A Galeria Viana, na terra do Padre Cícero, passou a ser um dos lugares principais do périplo dos pais de dezembro até o mês de fevereiro. A corrida é para a troca dos livros em melhor estado de conservação e até novos, mais em conta. Quem tem muitos filhos nas escolas particulares da cidade, sai à cata mais cedo. Os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes, segundo proprietário de um dos sebos da cidade, Manoel Barros. Ele afirma que a cada ano percorre grandes sebos do Nordeste e vai a cidades como Fortaleza, Teresina, no Estado do Piauí, e Campina Grande, na Paraíba, para comprar os livros.

E já que a concorrência nos sebos tem se tornado cada vez maior, vale aquele livro que estiver em melhor estado de conservação. Não são apenas os velhos livros que estão à venda, mas os novos têm saída até mais rápida. Uma questão de negociar, já que, nesse caso, os preços chegam a ser menos em até de 30% do que nas lojas.

Consumidor exigente
O livreiro Manoel Barros afirma que a cada ano tem se tornado mais difícil realizar a comercialização do produto. A procura é equivalente ao nível de exigência dos consumidores. "As pessoas querem comprar livros mais em conta e com melhor qualidade", diz ele. E isso tem se tornado um problema, já que normalmente os pais querem efetuar a troca dos livros usados, mas muitas vezes não têm tido o cuidado de orientar melhor as crianças para que sejam mais cuidadosas com o material.

A professora Elizabeth Bezerra decidiu, antes mesmo de ir às livrarias, pesquisar nos sebos de Crato e Juazeiro do Norte se havia os 12 livros da lista apresentada pela escola de sua filha, Letícia Bezerra. Conseguiu no primeiro dia de pesquisa três livros novinhos, com uma economia de quase R$ 200,00. "Mas não é algo fácil. A gente tem mesmo que vir com disposição e paciência para o mercado e buscar o melhor, porque sempre estão aparecendo novos livros com as negociações", diz ela. Neste ano, a professora afirma que os preços do material foi significativo, ainda também por conta das mudanças com a nova ortografia.

Mesmo tendo iniciado as vendas no mês de dezembro, o livreiro Alex Lima afirma que a maior parte das vendas acontece durante o mês de janeiro. Aproveitando ao máximo o melhor período do ano para negociar, ele afirma que sobra muito material de um ano para o outro. Esses livros que ficam são vendidos até mesmo no peso. Para isso, há uma compensação na própria negociação dos que saem no começo do ano para as escolas. Outro aspecto que tem preocupado continuadamente os pais é com as constantes mudanças das editoras.

A autônoma Rosilânia Gonçalves Carvalho decidiu comprar apenas no mês de janeiro os livros das duas filhas. Uma delas já está no quinto ano e a outra no primeiro ano do Ensino Fundamental. O volume dos livros aumentou, e os preços numa proporção ainda maior. Após percorrer alguns sebos, a mãe de estudante espera economizar pelo menos 60%. "Vou comprando aos poucos, senão aperta muito no orçamento", diz ela. Em 2012 gastou menos. É que as compras de Natal foram trocadas pelos livros das crianças.

Alternativa econômica
Em Juazeiro do Norte, segundo o livreiro Alex Lima, funcionam mais de 30 escolas particulares. Mas o bom é que a opção dos sebos tem se tornado uma alternativa econômica para os pais, mesmo com a concorrência de mercado, em virtude da procura por consumidores de outras cidades da Região.

Wilames Lima é da mesma família de Alex. Os irmãos e os pais partilham na Galeria Viana a concorrência entre cata-livros. A experiência de família faz com que todos lucrem com os resultados. Para Wilames, os livros estão pesando mais no bolso dos pais. "São bem mais caros e há alguns que chegam a mais de R$ 170", afirma.

Apesar de a maior parte da clientela do livreiro ter feito compras em dezembro, ele acredita que a movimentação continue até o fim do mês de janeiro, quando têm início as aulas.

Mais informações
Sebos em Juazeiro do Norte
Galeria Viana 
Centro da cidade

Locadora e Sebo Solaris
Rua Padre Cícero, 1227
Telefone (88) 9201.4415

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis