Chuvas banham maior parte dos municípios do CE

Pela primeira vez, neste ano, ocorreu chuva na maior parte do Estado. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, ontem, chuva em 89 municípios. As cinco maiores precipitações foram no Centro-Sul do Ceará: Granjeiro (75mm), Lavras da Mangabeira (70mm), Iguatu (69mm), Cariús (64mm) e Orós (55mm).

A chuva caída na madrugada e na manhã de ontem trouxe alívio para os produtores rurais que enfrentam, desde o ano passado, uma das piores secas dos últimos 40 anos.

No início deste ano, a situação agravou-se com a falta de alimento e água para os animais. Em todo o Estado, milhares de bovinos já morreram.

O sertanejo depende do ciclo invernoso, por isso são importantes as primeiras precipitações verificadas neste mês. De acordo com a meteorologista da Funceme, Deysiane Quaresma, a chuva de ontem foi resultado da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul que se formou com a umidade vinda da Amazônia e se estendeu de Noroeste a Sudoeste do país. "É um sistema característico da pré-estação invernosa", disse. "É como se fosse uma frente fria".

Chuvas isoladas
A previsão da Funceme é que o sistema permaneça atuante até hoje, mas a partir de amanhã começa a perder força. "Permanece até esta quarta-feira a probabilidade de ocorrência de chuvas isoladas em todo o Estado", afirmou Deysiane Quaresma.

Para se ter uma ideia de que as precipitações atuais são localizadas e variadas, em um mesmo município verifica-se em postos de observação da Funceme registros diferentes. Por exemplo, em Iguatu, choveu 26 milímetros na área urbana, 69mm na localidade de Quixoá e apenas 5mm em Retiro.

A Funceme promove até o próximo dia 25 deste mês o 15º Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, onde estarão reunidos pesquisadores das instituições meteorológicas dos Estados no Nordeste, além de representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e de centros de estudos e análises climáticas.

As condições de temperatura da superfície dos oceanos Pacífico e Atlântico são monitoradas com regularidade. O Pacífico apresenta uma neutralidade, ou seja, ausência de fenômenos El Niño ou La Niña. O Inpe mantém previsão para o trimestre (janeiro, fevereiro e março) um quadro desfavorável de ocorrência de chuva para o sertão cearense em torno de 40% de probabilidade para ficar abaixo da faixa normal para o período. Há uma expectativa em todo o Estado acerca da divulgação do prognóstico oficial da Funceme com previsão para a quadra invernosa (fevereiro a maio).

Prognóstico
O anúncio será feito na próxima sexta-feira, às 9 horas, no auditório do Hotel Luzeiros, em Fortaleza, ao final do workshop de avaliação climática. "Estamos reunidos, participando de palestras e de estudos sobre as condições climáticas", disse Deysiane Quaresma.

Enquanto os técnicos e cientistas avaliam dados de probabilidade e meteorológicos, o agricultor olha para o céu diariamente e espera a intensificação das chuvas com a fé de um sertanejo que não costuma perder a esperança com facilidade. "A situação está difícil, mas temos de acreditar que teremos inverno", disse o produtor rural Francisco Carneiro. "Se não chover bem, muita gente vai perder tudo e o gado vai morrer de fome como já está acontecendo", lamentou ele. "Quem vive da agricultura não pode esperar, tem de arriscar todos os anos, quer tenha seca ou inverno", afirma Sebastião Alves, diretor de Políticas Agrícolas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Sebastião Alves.

As sementes do Programa Hora de Plantar já chegaram aos armazéns e depósitos das unidades regionais da Ematerce no Ceará. A distribuição se dará no início da quadra invernosa para agricultores cadastrados.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis