Projeto Prevenir expande atividades no Cariri

O Projeto Prevenir, que vem sendo realizado no Ceará desde março deste ano, está expandindo suas atividades. Agora, em parceria com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede-19), irá contemplar as escolas da rede estadual de ensino. Na região do Cariri, a ação passará pelas cidades de Juazeiro do Norte, Caririaçu, Barbalha, Jardim, Granjeiro e Farias Brito. Até o dia 21 deste mês, a expectativa é que mais de cinco mil jovens recebam orientações sobre os riscos provocados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas.

Por meio de palestras preventivas, o projeto que tem como tema: "Drogas, o Legal é Prevenir" e visa sensibilizar jovens com faixa etária de 13 a 17 anos, sobre como evitar o consumo de drogas e formar e capacitar novos agentes que disseminem as informações relacionadas ao assunto. A iniciativa é da Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica. Até agora, já são 17 municípios contemplados, 135 escolas que receberam a ação e cerca de 40 mil jovens cearenses que romperam a obscuridade com relação às substâncias químicas.

Livros
Para os participantes, além das conversas com os técnicos, são distribuídos livros didáticos que abordam a temática. Dados do Programa Ronda do Quarteirão dão conta que, apenas neste ano, em Juazeiro do Norte, aproximadamente 160 jovens tiveram mortes violentas, relacionadas ao envolvimento com drogas. De acordo com a técnica da Crede, Stela Dalva, todos os problemas da sociedade refletem na educação. "A escola não tem apenas a função de instruir, mas, também, a de formar os jovens para serem cidadãos participativos e conscientes da contribuição para um mundo melhor", avalia. A parceria com a Crede possibilitou o mapeamento das instituições de ensino. Segundo o coordenador, a média de idade para o início do uso de álcool e drogas, geralmente, é a partir dos 15 anos. "Queremos que esses jovens sejam militantes e levantem a bandeira em favor da vida. É preciso que eles saibam dizer não a toda cultura de morte", afirma.

A ação é fruto de um trabalho de três anos, desenvolvido juntamente com a Superintendência das Escolas de Fortaleza.

No Cariri, durante o último mês de setembro, o Projeto Prevenir passou pelas escolas municipais das cidades de Crato, Caririaçu, Juazeiro e Barbalha. No momento, a Pastoral da Sobriedade está construindo o calendário de funcionamento do projeto para o ano de 2013.

YAÇANÃ NEPONUCENA
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis