Estiagem preocupa e afeta performance da economia no Cariri

Mesmo com o início das chuvas na Região do Cariri os reflexos da estiagem resultado das poucas chuvas caídas no início deste ano podem ser sentidos na economia regional. O coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Ceará – Fetraece no Cariri, Chico Alves, confirma que a seca vem afetando várias cidades.

“Em Jardim, por exemplo, a seca é quase total e isso afeta muito o comércio da cidade, pois com a falta de produtos da agricultura familiar diminui a circulação de dinheiro nas lojas”, avalia. Segundo Chico Alves a solução para diminuir os efeitos da seca no Cariri seria a ampliação dos programas sociais no campo. Além disso, lembra Alves, seria preciso desburocratizar a forma como os recursos estatais chegam aos produtores afetados pela estiagem. “às vezes existe o recurso, mas, a burocracia impede o trabalhador conseguir ele para resolver seus problemas”, diz.

Área urbana
A coordenadora do Sine/IDT na Região do Cariri, Ariadne Albuquerque, avalia que a seca afeta a economia. “Mesmo com o bom momento da nossa economia muitos dos recursos que movimentam algumas cidades tem sua origem no campo, na zona rural”, afirma.

Segundo Ariadne Albuquerque, Juazeiro do Norte sente um pouco menos as consequências da estiagem devido à sua conformação urbana. “Mesmo assim, a gente nota que muitos produtos que compramos nos supermercados são de regiões aonde a estiagem não chegou, principalmente do Sul do Pais e do Perímetro irrigado de Petrolina”, afirma.

A estiagem afeta o comércio do Crato com maior intensidade que Juazeiro. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Francisco Parente, a cidade perde, “e muito”.

A estiagem também afeta setores como a ovinocaprinocultura. O Berro Cariri que aconteceu no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, mesmo com o crescimento do setor, registrou uma queda na qualidade de alguns animais, já que a estiagem diminui a água e dificulta a alimentação.

Entenda a notícia
A região do Cariri, localizada ao Sul de Fortaleza, concentra algumas das maiores economias do interior do Ceará. Porém, também lá o efeito da falta de chuvas chega espalhando preocupação em vários setores.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis