Estágio: o que fazer para ser efetivado?

Você concluiu, ou está concluindo seu curso. Conseguiu um estágio na empresa dos seus sonhos.

Mas e agora? O que fazer para ser efetivado? Como você deve proceder para aumentar suas chances para transformar essa 'semi-escravidão' em um emprego de verdade?

Aqui, 10 dicas valiosas.

1 – Saber o que quer
É muito importante que o estagiário saiba o que quer e aonde quer chegar. Decida primeiro, dentro do seu curso, a área que quer seguir. Em seguida, escolha dentro das possibilidades algo que esteja alinhado ao seu objetivo. Começar certo é uma dica valiosa.

2 – Disciplina
O nome diz tudo. Ser disciplinado é acordar cedo, ter ritmo de vida, se organizar, ser assíduo e pontual. Transmitir para o mercado que você é responsável e organizado é muito importante.

3 – Antecipação
Tem a ver com disciplina, mas merece destaque. Se antecipar é iniciar janeiro, pensando como se dará dezembro. Entenda, não é se preocupar com dezembro, mas apenas planejar o ano. Ver as épocas mais críticas, como as de prova na faculdade, férias etc.

4 – Imagem
O estagiário deve retratar (sem arrogância e prepotência, mas com muita simplicidade e humildade) o que ele quer ser. Se pretende ser um engenheiro civil, se espelhe em alguém que considera competente, sem copiá-lo, e siga em frente agindo naquela direção. Crie seu próprio estilo com personalidade.

5 – Limpeza
Ser uma pessoa limpa tem grande peso. É bom que as pessoas notem que a roupa que você usa foi lavada e passada.Além disso, ter uma mesa de trabalho limpa, cuidar bem dos equipamentos e dos documentos que estão sob a sua guarda faz toda a diferença.

6 – Dar satisfação
O estagiário ideal deve dar notícia ao seu orientador de tudo que está fazendo. O estagiário que se esquece de carregar a bateria do celular, de checar os e-mails, de responder as mensagens que recebe por telefone ou retornar as ligações, perde muito frente aos outros que cumprem com isso. É importante ser facilmente localizado e rapidamente dar retorno, nem que seja para pedir mais tempo para atender a tarefa que lhe repassam.

7 – Atualizar-se
Mantenha-se atualizado com a profissão que quer seguir. Por exemplo, se vai ser engenharia, leia a respeito, visite sites, vá aos congressos na medida do possivel, converse com os profissionais do ramo, visite obras. Atue como se já fosse engenheiro, esteja sempre à frente tecnologicamente falando.

8 – Disponibilidade
Estar disponível quer dizer procurar sempre algo para fazer. É ser produtivo, pró-ativo, com vontade de descobrir um mundo de coisas que existem na empresa que podem ser aprendidas. Tudo isso deve ser feito sem perder o foco e a área de atuação.

9 – Treino
Não há sucesso sem treino, ninguém nasce sabendo. Logo, verifique as tarefas que considera mais complexas e difíceis, e simule-as, treinando. A quantidade de treinamento trará excelentes frutos e fará de você alguém que passa a dominar algo, muito além daqueles que só a executam quando a tarefa realmente aparece.

10 – Não bajule
Seja simpático, sempre bem humorado, evite que seus problemas pessoais interfiram no ambiente profissional, mas jamais “puxe o saco” de quem quer que seja. Atue de forma profissional, seja original, tenha seu próprio estilo e forma de cativar as pessoas. A bajulação deve ser evitada.

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis