Cid Gomes define ações contra seca durante reunião com comitê

O Comitê Estadual de Combate à Seca no Ceará se reuniu ontem com o governador Cid Gomes (PSB) no Palácio da Abolição para encaminhar ações emergenciais de atendimento às vítimas da seca no Estado. Dentre as ações estão o repasse de R$ 13 milhões para recuperação de poços profundos, a liberação imediata de 15 toneladas de milho para alimentar o rebanho até fevereiro e o investimento de 340 milhões em seguro para agricultores que perderam suas produções, por meio do programa Garantia Safra.

Mais de R$ 600 milhões já foram investidos para combater a estiagem no Ceará, entre recursos federais e estaduais. Um total de 90 mil cisternas estão sendo construídas para garantir o abastecimento de água e um milhão de pessoas têm sido atendidas por 1000 carros-pipa em 128 municípios cearenses.

O governador Cid Gomes (PSB) disse ter entrado em contato com o vice-presidente nacional do Banco do Brasil (BB), César Borges, para que a instituição possa repassar recursos para atender aos municípios que ainda dependem dos carros-pipa. Atualmente, pelo menos 128 localidades têm recebido o apoio dos carros-pipa.

Ações
O secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, pontua que a situação da seca no Estado é grave. Segundo ele, em 2012 choveu apenas 40% da média anual esperada e 84% da safra foi perdida. “No entanto, as as ações do governo estadual em parceria com o governo federal têm buscado atender diretamente às famílias atingidas pela seca”.

Martins diz que as maiores demandas da seca são por carros-pipa e milho para alimentar o gado. “O Ceará já recebeu 68 mil toneladas de milho, é o estado do Nordeste que mais recebeu esse auxílio”.

A próxima reunião do Comitê Estadual de Combate à Seca ocorrerá em Crateús, na próxima quarta-feira. O Comitê vai encaminhar as demandas dos municípios da Região dos Inhamuns. Esta será a terceira reunião do Comitê da Seca no interior do Estado.

Entenda a notícia
A seca de 2012 é tida como a pior dos últimos 40 anos. Para driblar os efeitos da estiagem, o governo estadual tem dialogado com o federal em busca de repasse de recursos para as ações de combate à seca.

Números
600 milhões de reais já foram investidos no combate à seca, entre recursos federais e estaduais

40% Foi a porcentagem de chuva diante do esperado para este ano no Ceará

84% É a porcentagem da safra que já foi perdida pelos agricultores em razão da seca

MARINA SOLON
REPÓRTER

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis