Juazeiro do Norte (CE): Seminário debate violência sexual

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes foi tema de debate durante o Seminário Regional Quem Cala, Consente, realizado por meio da Comissão da Infância e da Adolescência, da Assembleia Legislativa, na manhã de ontem, neste Município. Professores, estudantes, assistentes sociais, integrantes de Conselhos Tutelares da Infância e da Adolescência e assistentes sociais, estiveram reunidos no Ginásio Poliesportivo. O principal objetivo do encontro foi, além de alertar e possibilitar a conscientização para a denúncia dos casos, formar multiplicadores em todas as regiões do Estado, no sentido de identificar situações relacionadas aos casos de abusos e violência.

A presidente da comissão na Assembleia, deputada Bethrose Fontenelle, ressaltou a importância da abertura de debates nesse sentido, já que Juazeiro é a décima cidade a contar com o evento. Segundo ela, é importante não apenas movimentos no dia 18 de maio, que marca a luta contra a violência contra crianças e adolescentes, mas fazer esse alerta diário, para o combate a uma realidade cruel, e muitas vezes silenciosa, já que maioria dos casos acontece dentro das próprias residência.

Dentro dos lares
Segundo a deputada, os crimes praticados contra as crianças e adolescentes acontecem em mais de 80% dentro dos lares, e isso acaba escondendo uma estatística, que já é preocupante. Uma das maiores prevenções, de acordo com a presidente da comissão, é ouvir a criança e acreditar nela.

A psicóloga Helena Damasceno foi a palestrante do seminário. No evento, ela abordou como identificar e prevenir os casos, além de ter sido vítima de violência na infância. Para ela, esse é um momento especial por reunir vários Municípios para discutir a questão. "Ainda é uma situação em que as pessoas calam por medo, tabu, e ainda existe isso", constata.

O principal foco abordado pela psicóloga esteve relacionado à violência intrafamiliar. "Na maioria das vezes, a criança é atacada por alguém que ela conhece, ama e confia. Alguém que detém um poder sobre a vítima em cima desses quesitos", destacou Helena. A palestra da psicóloga esteve fundamentada principalmente em seu livro, intitulado "Pele de Cristal", no qual trata da parte técnica relacionada à violência sexual, dos indicadores comportamentais e físicos, para se perceber quando uma criança pode estar sendo vítima de violência.

Helena também dá o seu próprio testemunho de vítima. "Sobrevivi, e de uma forma muito dolorosa, nos primeiros 20 e poucos anos, mas consegui superar e dar a volta por cima, com o profissional certo e disponibilidade", relatou a psicóloga.

Cerca de 400 pessoas participaram do seminário, de Municípios como Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Farias Brito, Nova Olinda, Jardim, Campos Sales, Salitre, Tarrafas, Potengi e Missão Velha.

Foram convidados integrantes das Coordenadorias Regional de Educação (Credes) 18 e 19. Durante o evento, foram distribuídos materiais que identificam os principais sinais de abusos e o telefone para denúncias, por meio do número 100.

Mais informações
Comissão da Infância e da Adolescência
Assembleia Legislativa
Telefone: (85) 3277.2761

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis