Antonina do Norte (CE): Capela atrai atenção de visitantes

A capela dedicada a São Sebastião, situada na localidade de Tabuleiro dos Mendes, na zona rural deste Município, às margens da CE-375, desperta a atenção de quem passa pela rodovia. O templo é pequeno, tem área de apenas 21 metros quadrados, e mais parece uma construção em miniatura. Os curiosos param, tiram fotos e querem saber se na igrejinha há celebrações.

A capelinha foi erguida em 1947, por decisão da proprietária de terras Maria Mendes Rates. É, portanto, uma propriedade particular. "A minha tia, Maria Mendes, fez uma promessa de que se a Segunda Guerra Mundial acabasse, ela construiria uma capela dedicada a São Sebastião", conta a aposentada Maria das Graças Arrais Mendes.

O conflito chegou ao fim em 1945 e, dois anos depois, a promessa foi cumprida. À época, as notícias do confronto chegavam ao interior do Ceará através de rádios de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A guerra, que durou seis anos (1939 a 1945), gerava preocupação em decorrência de milhares de mortes e destruição de cidades.

Maria Mendes Rates ficou bastante preocupada depois do envio de soldados brasileiros (pracinhas) para as linhas de frente na Itália. Rezava todos os dias pedindo para a guerra chegar ao fim. "Ela teve a ideia e fez a promessa a São Sebastião", contou a sobrinha. "Pouco tempo depois, a guerra acabou".

A promessa foi cumprida. Com o passar do tempo, a capelinha passou a ser frequentada pelos moradores do lugar e de sítios vizinhos. "As pessoas casam e são batizadas aqui", conta Sebastiana Alves de Moura, uma das zeladoras do templo, que tem nome em homenagem ao padroeiro da vila, São Sebastião.

A rodovia CE-375 corta ao meio a localidade de Tabuleiro dos Mendes. A capelinha fica ao lado. Quase diariamente, passageiros param para conhecer o templo, que permanece fechado. Eles tiram fotos para recordação e ficam admirados com o tamanho e o modelo singelo, mas bonito. "Quando alguém quer conhecer, a gente abre", explica Sebastiana de Moura.

Estilo
A capela foi construída sob influência do estilo Art Déco. Dispõe de telhado em queda d´água lateral e de três portas laterais e uma frontal, todas estreitas, de duas bandas. Há dois basculantes na frente ao lado da entrada principal. Na fachada superior, um conjunto de vitrais dá harmonia à obra. Há um nicho com um sino e no alto uma pequena cruz com imagem de Jesus. "O destaque dessa igrejinha é o frontão escalonado (escadinha) e sobressaltado em planos diferentes", observa o arquiteto Brennand Souza. "O altar é uma tentativa de imitar o barroco".

À noite, a iluminação dá destaque à capela, que fica mais bonita. O piso interno é de mosaico e há duas fileiras de bancos, pequenos, que lembram aquelas antigas carteiras escolares em que sentavam dupla de alunos. O altar não possui sacrário, mas dispõe de três nichos, iluminados, com imagens de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Sebastião (centro) e São José. Flores artificiais e velas compõem o cenário sacro. Nas paredes laterais, há imagens de santos dispostos em suportes de madeira.

Neste ano, os moradores reconstruíram a calçada no entorno da capela e substituíram antigo piso de cimento por pedra fria, oriunda de Santana do Cariri. "A nossa ideia é ampliar os fundos, construindo uma sacristia", explica Maria das Graças Mendes. "A gente não permite que o templo seja demolido para construir um novo, maior". A família proprietária da igrejinha já decidiu que em breve vai fazer a doação para a paróquia de Antonina do Norte.

Segundo os moradores, a festa de São Sebastião, celebrada de 11 a 20 de janeiro, é bem participativa. Reúne centenas de devotos durante o novenário, mas da missa de encerramento e da procissão participam cerca de cinco mil católicos. "A celebração é campal, com altar instalado em frente à capela", explica Maria das Graças Mendes.

Mais informações
Distrito de Tabuleiro
Antonina do Norte
Região do Cariri
Telefone público: (88) 3525. 1220

HONÓRIO BARBOSA
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis