Bolsa Família: Cadastro prossegue até dia 29

O dia 29 deste mês é o prazo máximo para que as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família procurem as Secretarias de Assistência Social dos seus Municípios para atualizarem os dados cadastrais referentes ao Cadastro Único. Os beneficiários do programa devem ficar atentos às datas de atualização, uma vez que nenhuma família pode permanecer por mais de dois anos sem prestar informações sobre seus dados cadastrais. As que permanecerem sem atualizar os dados por um período superior terão o benefício cancelado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A atualização cadastral nacionalmente teve início em junho de 2011 e permaneceu até o dia 31 de dezembro. Após esse período, as famílias que não procuraram as coordenadorias municipais do programa tiveram seus benefícios bloqueados. Até agora, em todo o Estado, 49.363 famílias tiveram o benefício bloqueado. Esse percentual corresponde a 4% das famílias que recebiam o Bolsa Família em dezembro de 2011. Apenas em Juazeiro do Norte, 1.750 pessoas tiveram o beneficio suspenso durante o mês de janeiro. Destas, 1.400 já voltaram a recebê-lo, depois que realizaram a atualização cadastral e o desbloqueio dos benefícios.

Para a coordenadora do Cadastro Único e do programa Bolsa Família no Ceará, Silvana Márcia Araújo Crispim, é importante que as famílias fiquem atentas às datas e informações referentes a atualização cadastral. "Todas as vezes que as famílias recebem o beneficio, o boleto bancário informa que ela deve procurar a estrutura da Prefeitura para atualizar os dados. É importante que quem ainda não atualizou seu cadastro há dois anos vá a procura dos equipamentos de assistência social para fazer isso", revela.

Em Juazeiro, com as atualizações cadastrais das 1.750 famílias que tiveram os benefícios bloqueados para a averiguação da veracidade das informações, dez tiveram o benefício cancelado, devido a irregularidades na comprovação de renda ou por estarem fora do perfil exigido pelo programa.

De acordo com o coordenador municipal do programa Bolsa Família, Raimundo Nonato Sampaio, o ideal é que as famílias beneficiadas atualizem seus cadastros o mais rápido possível. "A gente espera que, até a data estipulada, as famílias compareçam à secretaria para atualizarem seus dados. Esperamos cumprir a atualização de todos os cadastros", planeja.

Agora, as Secretarias de Assistência Social e coordenadorias do programa Bolsa Família nos Municípios estão retomando os trabalhos de atualização dos cadastros e fazendo um chamamento do beneficiários que ainda não realizaram a atualização, afim de evitar o bloqueio e possível cancelamento dos benefícios federais.

Dados como mudança de endereço, escolaridade das crianças, renda familiar e composição das famílias devem ser informados na hora das entrevistas autodeclaratórias. Nos casos de suspeita de omissão de informações, serão solicitadas visitas de fiscalização às residências dos beneficiários para comprovar a veracidade das informações.

Mais informações
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Juazeiro do Norte
Rua Radialista Coelho Alves
Bairro Tiradentes
Telefone: (88) 3566.1020

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis