Projeto de deputados evangélicos pretende legalizar "cura gay"

Um projeto de decreto legislativo quer sustar dois artigos instituídos em 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia. Eles proíbem que os psicólogos emitam opiniões públicas ou tratem como um transtorno a homossexualidade.

De acordo com o projeto do deputado João Campos (PSDB-GO), líder da bancada evangélica, o conselho "extrapolou seu poder regulamentar" ao "restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional".

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o conselho de psicologia questiona se o projeto pode interferir na sua autonomia. Para o presidente do órgão, Humberto Verona, estão lá normas éticas para combater "uma intolerância histórica".

O que deve ser curado é a "síndrome de patinho feio", e não "a homossexualidade em si", diz Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Para ele, é o preconceito que leva um gay a procurar tratamento. "(Ninguém diz) 'cansei de ser hétero, vim aqui me transformar'", destaca Verona.

Quanto à autonomia dos pais, o pastor e deputado Roberto de Lucena (PV-SP), relator do projeto de Campos, acredita que eles  têm o direito de mandar seus filhos para redirecionamento sexual. Porém reconhece que o tema deve ser discutido em audiência pública, prevista para as próximas semanas em Brasília.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis