Juazeiro do Norte (CE): Aeroporto fluxo em 97%

Praticamente duplica a movimentação de passageiros no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, em virtude do aumento de voos desde o segundo semestre do ano passado. O crescimento na movimentação de passageiros em quase 97% no período de alta estação em janeiro de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a superintendência do aeroporto, coloca o equipamento entre os que registraram maior crescimento no País. O fluxo diário no local é de 3.600 pessoas.

Ano passado, neste mesmo período, estavam em operação quatro voos, destinados a Fortaleza e São Paulo. O início desde ano, já se somam nove voos, mais que o dobro do mesmo período do ano passado. Foram 46.723 passageiros que embarcaram e desembarcaram na cidade neste período. O aeroporto recebe passageiros não apenas do Cariri, mas de cidades de Estados vizinhos como o Pernambuco e a Paraíba.

E o mês de fevereiro deste ano, mesmo passando o período da alta estação, com movimentação recorde de janeiro, surpreende, segundo o superintendente do Aeroporto, Roberto Germano de Sousa. Com o mês praticamente fechado, já são mais de 60% de movimentação de passageiros em relação ao ano passado. Em fevereiro de 2012 foram 33.985 passageiro. No ano passado, foram 20.526.

Por conta desse crescimento, em outubro do ano passado, depois de várias reivindicações da sociedade e intervenção do Ministério Público federal, foi iniciada a construção dos Módulos Operacionais (MOPs), ampliando a área de embarque e desembarque em 1000 metros quadrados, com o embarque numa área de 600m² e o desembarque ocupando um espaço de 400 m². A área correspondente a esses espaços hoje é de 950 m².

De acordo com o superintendente, a obra está sendo realizada dentro do prazo previsto e não haverá atrasos para entrega, no dia 31 deste mês. Com isso, a capacidade anual de lotação passará para mais de 500 mil passageiros, o que já está praticamente no limite da realidade atual de lotação. Essa nova realidade, com os novos módulos, num investimento da Infraero de R$ 2,8 milhões, fará com que o aeroporto regional tenha capacidade para dois pousos simultâneos. As operações acontecem com dificuldade para cada pouso.

Pela manhã não tem acontecido vôos para Fortaleza, em virtude das reformas no Pinto Martins. Com isso, um vôo com destino a São Paulo, que ocorria por Fortaleza, está sendo realizado direto para o Estado Paulista. Os outros vôos são destinados a São paulo, Salvador, Brasília, a maioria deles via Capital do Estado, grande parte à noite. Em virtude do grande aumento de vôos destinados ao Cariri, desde o ano passado, que o aeroporto passou a ter funcionamento 24 horas.

Várias adequações já foram feitas no local, no sentido de otimizar o espaço, inclusive na área comercial, embarque e desembarque, desde a vinda das novas empresas. Com a construção dos Módulos Operacionais, a área comercial do aeroporto, conforme o superintendente, ficará bem mais ampla, com adequações da atual sala de embarque. Uma parte da pista também está sendo recuperada.

De acordo com Roberto Germano, o crescimento no número de voos para a cidade deve-se, principalmente, ao aumento de viagens aéreas no Brasil. Mas, no caso de Juazeiro do Norte, há questões relacionadas ao turismo religioso e negócios, além da instalação e crescimento das universidades. Dessa forma, o público tem sido favorável, além do crescimento da classe média na região.

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes fechou o ano passado com movimento 40% acima de 2010. Foram quase 340 mil embarques e desembarques à terra do Padre Cícero. 2011, que começou com apenas quatro voos, fechou com dez. No último dia 9 de dezembro, foram implantados de forma permanente mais dois voos.

Crescimento
3,6 mil passageiros passam a cada dia pelo Aeroporto de Juazeiro, que está em obras de ampliação para atender à demanda

Mais informações
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, Avenida Virgílio Távora, 4000, Bairro Aeroporto
Juazeiro do Norte - Cariri
(88) 3572.0700 / 3572. 2118

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis