11 empresas apresentam proposta para reforma do Aeroporto Pinto Martins

Onze empresas apresentaram propostas para reformar o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, nesta segunda-feira (6). Parte das obras devem ser entregues até a Copa do Mundo em 2014 e conclusão das obras será até 2016. As obras estão estimadas em R$ 400 milhões e vence a licitação a empresa que se propor a realizar as obras pelo menor preço.

O edital de licitação foi lançado em 2011, o resultado da empresa vencedora deve ser anunciado ainda nesta semana pelo chamado Regime Diferenciado de Contratações, a lei criada pelo governo federal para antecipar as obras.

O advogado Pedro Jorge Medeiros diz que é importante acelerar os andamentos das obras, mas é importante ficar atento a possíveis fraudes. "Isso poderá vir a infringir normas e nos deixa com certo receio", diz.

O Pinto Martins é o terceiro mais movimentado do Nordeste e recebe voos de todo o Brasil e de cinco destino de outros países. Em 2011, o aeroporto de Fortaleza teve o maior crescimento no fluxo de passageiros de todo o Nordeste, segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

Segundo os passageiros, com o aumento do fluxo, o aeroporto de Fortaleza urgentemente de reformas. Em 2011 foram 2,9 milhões de passageiros, um número acima da capacidade do Pinto Martins, de acordo com a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Ainda segundo a Infraero, a reforma do aeroporto deve ser feita de forma urgente ou Fortaleza corre o risco de sofrer um apagão aéreo durante a Copa, em julho de 2014.

A Infraero prevê um terminal de passageiro três vezes maior, e dobrar o número balcões de check in, além de nove novas pontes de embarque. Com isso, segundo a Infraero, o Aeroporto Pinto Martins terá a capacidade para receber anualmente 14 milhões passageiros.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis