Cuba nega permissão de viagem à blogueira Yoani Sánchez

O governo cubano negou, pela 19ª vez, a permissão de viagem à blogueira Yoani Sánchez, crítica do regime comunista da ilha, afirmou a cubana em sua conta do Twitter.

"Não há surpresas. Voltaram a me negar a permissão de saída. É a ocasião de número 19 em que me violam o direito de entrar e sair do meu país", disse Yoani na rede de microblogs na tarde desta sexta-feira.

A blogueira opositora cobrou respeito à Declaração Universal dos Direitos Humanos e postou ainda uma fotografia da negativa recebida do governo cubano.

Sánchez, crítica do regime dos Castro, recebeu na semana passada da embaixada brasileira em Havana o visto de turista para visitar o Brasil para participar do lançamento de um documentário, no dia 10.

Ainda na semana passada, ao comentar a visita da presidente Dilma Rousseff a Cuba, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que ninguém pode obrigar Dilma a visitar grupos políticos dissidentes.

Ainda na opinião de Vaccarezza, o fato de o Brasil "conceder visto para todos que pedem tem que ser festejado". A afirmação foi feita em referência ao fato de o país ter dado visto à blogueira cubana.

O petista também disse apoiar a declaração de Dilma de que só trataria sobre violações de direitos humanos em Cuba sobre a "perspectiva multilateral" e a de que a questão não pode ser "só uma arma de combate político-ideológico".

"Faz parte da tradição diplomática do Brasil não interferir em questões internas de outros países", afirmou Vaccarezza.

O líder do governo falou ainda sobre a oposição brasileira que critica a presidente por sua proximidade com Cuba. "Devemos separar política de politicagem. Devemos pensar no país e não querer tirar casquinha de discussão sem procedência", disse.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis