Barbalha (CE): Zé Leite critica servidores e greve continua sem solução

Zé Leite, prefeito de Barbalha
O prefeito de Barbalha, José Leite (PT), aproveitou evento de entrega de uma Unidade Básica de Saúde para criticar a posição dos servidores da Saúde, em greve há mais de um ano. O prefeito qualificou a reivindicação dos servidores de “aumento exorbitante”.

Segundo Zé Leite, reajustou os salários de todos os servidores do município com índices acima da inflação. Mas no caso da saúde, o prefeito diz que a proposta está acima das condições da Prefeitura. Apesar de não falar sobre a ausência de diálogo com a categoria, o prefeito deu demonstrações de que não sentará para negociar uma saída para a greve.

As afirmações do prefeito foram motivadas pela decisão dos servidores, tirada em Assembleia, de recusar a nova proposta e continuar o movimento paredista. Para a direção do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Barbalha (SindMub), o reajuste equivalente aos índices inflacionários, propostos pelo prefeito, não contemplam a pauta de reivindicação em vigor desde o ano passado.

Na avaliação do Sindmub, a gestão de Zé Leite tenta distorcer as informações sobre as causas da greve. O reajuste proposto pelo prefeito, de 10,67% para todas as categorias, contempla os servidores da saúde somente na campanha salarial de 2016. A greve reivindica campanha salarial referente a 2015 que estabelecia reajuste de 30%.

Além do reajuste salarial, os mais de 120 profissionais cobram a regulamentação do PMAQ-AB (Programa de Melhorias do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica), melhores condições de trabalho, entre outras pautas especificas de cada categoria.

No dia 19 último, os grevistas realizaram um ato dentro do Centro Administrativo da Cidade, onde funciona a Prefeitura Municipal, em resposta aos repetidos pedidos de ilegalidade da greve que a gestão ingressa junto à Justiça do Trabalho. Entre os argumentos para considerar a greve ilegal, a Prefeitura alega que as atividades grevistas não estariam sendo desenvolvidas.

A categoria garante que o percentual assegurado pela lei para o funcionamento dos órgãos, está sendo cumprido. Apesar dos apelos da gestão Zé Leite, a Justiça do Trabalho continua mantendo a legalidade do movimento grevista dos servidores de Barbalha.

Fonte: Jornal do Cariri

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis