Assaré (CE): Polícia prende comerciante acusado de “surrupiar” dinheiro de beneficiários do INSS

O comerciante Francisco Felipe da Silva, de 40 anos, conhecido como “Chico Granja”, foi preso por policiais civis de Assaré com alguns cartões de beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Ele mora no Sítio Lagoa São José na zona rural daquele município e é dono de um bar conjugado a uma pequena casa de eventos. O mesmo é suspeito de fazer os saques mensais de benefícios de aposentados e pensionistas e não repassar o dinheiro na sua totalidade.

Denúncias anônimas chegaram à Delegacia de Polícia de Assaré dando conta que “Chico Granja” detinha cartões e senhas de alguns beneficiários idosos e deficientes e acrescentando que um destes vivia em condições inóspitas e estava passando fome. Policiais civis foram até o Sítio Lagoa São José para fazer averiguações a partir de um casebre onde mora o aposentado identificado como “Seu Vicente”. De acordo com um dos inspetores, a situação era crítica.

O beneficiário se encontrava adoentado numa cama, demonstrando sinais de fraqueza e este informou que estava há alguns dias sem se alimentar. Os policiais perguntaram sobre o benefício do INSS e o aposentado falou que o cartão “vivia com Chico que tirava o dinheiro do seu aposento há anos”. Segundo as averiguações, o que retornava era uma pequena quantidade de alimentos insuficiente para o mês inteiro.

A peregrinação dos policiais continuou e, perto dali, a deficiente visual identificada como “Dona Maria” vivia uma situação semelhante. Além dela, o seu filho que é doente mental e os inspetores disseram que ficaram “chocados com o quadro de total abandono”. Após as constatações, foram ao encontro de Chico o qual tinha cartões e documentos de beneficiários, mas garantiu que tinha a procuração deles para retirar os benefícios o que não ficou comprovado quando recebeu voz de prisão.

Ele e as vítimas foram levados para a Delegacia de Polícia de Assaré, onde Chico terminou autuado para responder por crimes previstos no Estatuto do Idoso e no Estatuto da Pessoa com Deficiência, sendo recolhido à cadeia pública local e estando à disposição da Justiça. São muitas as denúncias de situações parecidas e a polícia disponibilizou o e-mail policiacivilassare@hotmail.com a fim de que tais crimes possam ser delatados ou ainda pelo telefone: 3535.1957.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis