Público recorde participa da abertura da Expocrato 2014

Com um público visitante estimado em 100 mil pessoas, somente no primeiro dia, foi aberta ontem, neste município, a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato 2014), que neste ano completa 70 anos de criação e sua 63ª edição realizada no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, localizado no bairro do Pimenta.

O evento contou com a presença do titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, representando o governador Cid Gomes, lideranças políticas de diversos municípios da região do Cariri, e terá duração de uma semana com a perspectiva de movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios.

Diferente do que aconteceu na edição passada, prejudicada pela seca que castigou grande parte dos municípios da região nordestina, neste ano, por conta da regularidade da quadra invernosa, 6 mil animais, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos, de diferentes regiões do país, estarão sendo comercializados, através de leilões, durante os dias da exposição.

A aposta dos expositores é de que o volume de negócios seja alto devido à necessidade da recomposição do rebanho de animais, o que não vinha acontecendo de maneira mais expansiva há pelo menos dois anos.

A ExpoCrato acabou se transformando numa espécie de vitrine e, a cada nova edição, supera o número de expositores, sejam eles criadores de animais de alta linhagem, ou empresas especializadas na comercialização de máquinas e implementos agrícolas ou, então, de outros materiais diversos. Uma das novidades que o Grupo Gestor da ExpoCrato traz para o público visitante este ano é um casal de lhamas, de um criador pernambucano, animal típico da América do Sul. Também haverá, pela primeira vez, um leilão específico para a comercialização da raça de equinos Mangalarga Machador.

Cortejo
Ontem pela manhã, antes da abertura, um cortejo com cerca de 150 cavaleiros, com cavalos, em sua maioria, da raça Mangalarga Machador, percorreu cerca de 20 quilômetros entre as cidades de Barbalha e Crato, realizando a "I Cavalgada O Chão Vai Tremer". O grupo saiu de Barbalha por volta das 8 e, aproximadamente às 10 horas encerrava o cortejo em frente ao Parque de Exposições. A ExpoCrato é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, com apoio de diversas instituições que formam o grupo gestor, como a Prefeitura do Crato, Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Biorregião do Araripe (Accoa), Ematerce e a Universidade Regional do Cariri (Urca).

TAC
Para que não houvesse a repetição de alguns transtornos decorridos no ano passado, quando foi necessária a realização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Ministério Público do Ceará (MP-CE), varias ações áreas do Parque de Exposições também receberam reparos, inclusive no tocante a questão das instalações elétricas e de acessibilidade. A maioria dos pavilhões onde os animais permanecerão expostos, num total de 15, recebeu reformas e em todos eles nova pintura foi feita.

Segurança
Também foi trabalhada a criação de um novo plano de segurança durante os dias de Exposição, garantindo, desta forma, maior tranquilidade às visitações realizadas no período da manhã e da tarde, bem como nos horários noturnos, quando da realização dos shows artísticos", explicou Gonzaga de Melo.

Os eventos artísticos realizados durante a Exposição são terceirados desde a década 90. Neste ano, os shows contam com apresentações de artistas consagrados junto ao público, como Ivete Sangalo, Jota Quest, Tribo de Jah, Sorriso Maroto, Bruno & Marrone e Aviões do Forró, por exemplo. A área onde os shows serão realizados também sofreram adequações.

Dois grandes palcos foram erguidos para receber os artistas. Ontem os shows ficaram por conta dos cantores Pablo e Tayrone Cigano. Conforme os responsáveis pelas apresentações artísticas, a expectativa de público é de 20 mil pessoas, para cada uma das oito noites de shows.

No interior do Parque, milhares de pessoas puderam saborear da culinária regional, em um dos restaurantes, quiosque ou lanchonetes ou, ainda, através dos produtos fabricados por um mini engenho instalado no local, onde é extraído o caldo da cana, popularmente conhecido por garapa, e feita a comercialização de mel de engenho, rapadura e alfenim.

Há, também, um local destinado, nos moldes tradicionais do sertão, de uma casa de farinha, para a comercialização de beijus de amendoim e coco, além da farinha e da goma para o preparo de tapiocas. Peças do artesanato regional podem ser adquiridas nos diversos stands erguidos no interior do Parque de Exposições, onde também são comercializadas peças de vestuário, bijuterias e materiais produzidos a partir do uso do couro e do alumínio como matéria prima.

Mais informações
Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante
Praça Cel. Filemon Teles
Centro - Crato
Telefone (88) 3523-2120

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

SAMUEL PINHEIRO
FOTOS

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis