Crato (CE): I Feira de Cultura e Turismo dos Municípios do Cariri realizada com sucesso

Com a perspectiva de recepção de 20 mil pessoas, este ano foi realizado de forma pioneira, a I Feira de Cultura e Turismo dos Municípios do Cariri, que contou com a participação efetiva do Crato, com um estande representativo entre os nove municípios participantes. A homenagem do evento esteve voltada para a cidade, com os municípios do Cariri abraçando o Crato nos seus 250 anos. Na segunda-feira, foi realizado cortejo dos grupos de tradição, com presença de oito do Crato, além das outras cidades, levando mais de 600 brincantes às ruas da cidade. Oi desfile saiu da praça da Sé até o Parque de Exposições, finalizando com apresentação e grupos, no Ginásio Poliesportivo da URCA, onde ocorreu o encerramento.

Para a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, o Cariri já é o celeiro da tradição popular, e a feira vem reforçar e potencializar a força que a região tem na sua cultura e no turismo. O Cariri está sendo pleiteado para ser um patrimônio da humanidade. “Há uma movimentação para isso, e poucas regiões existem com esse formato e patrimônio daqui, que agrega todas as diversidades da cultura e merece receber esse título”, diz ela.

Dane de Jade estima a presença de mais de 500 grupos de tradição no Cariri, e essa é uma forma de valorizar a cultura, reconhecendo o patrimônio que isso representa no Estado. Conforme a secretária, essa é uma ocasião importante para que muitos desses grupos possam se apresentar à comunidade e saírem do anonimato. “O público quando vê as apresentações fica admirado com a quantidade e a diversidade dos grupos que vêm ao longo do cortejo, porque são as nossas raízes”, diz. O evento coordenador pela URCA contou com a parceria do Crato, por meio das Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis