Juazeiro do Norte (CE): Zona Franca para o Semiárido é tema de discussão

O polo industrial de calçados de Juazeiro do Norte e Região foi um dos motivos para discussão sobre a importância da inserção do Cariri no contexto da Zona Franca do Semiárido Nordestino. O projeto é debatido nas áreas que deverão ser as principais beneficiadas com novas empresas no Nordeste, principalmente nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, além de Piauí. A meta é inserir mais de mil municípios e 20 milhões de nordestinos, numa extensão de 150 quilômetros na Zona Franca do Semiárido Nordestino, que poderá ser aprovada por meio de Proposta de Emenda Parlamentar (PEC), debatida por meio de seminários no Nordeste e no Congresso Nacional, em Brasília.

A meta é reduzir as desigualdades entre os Estados do Nordeste e sul do País. O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), esteve esta semana, em Juazeiro do Norte, juntamente com o relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), Gonzaga Patriota (PSB - PE), que cria a Zona Franca, durante seminário em Juazeiro do Norte, no auditório da Secretaria da Fazenda. O parlamentar cearense ainda propôs emenda de comissão, em que demarca a região entre Cajazeiras, na Paraíba, e as cidades do Cariri cearense, aumentando o raio de atuação de pouco mais de 100 km para 150 km.

Empregos
A PEC é de autoria do deputado Wilson Filho (PMDB-PA). Caso seja criada, vai beneficiar a Região com a implantação de novas indústrias, geração de emprego e renda e favorecimento à economia regional. Os novos investidores terão benefícios como a isenção de PIS, Cofins e IPI. Gonzaga Patriota afirma que empresas do setor automobilístico deverão ser as grandes interessadas em se instalar na região.

Os recentes avanços em investimentos em setores da região caririense, como indústria, turismo e infraestrutura, além da pré-disposição natural, com extenso lençol freático, estão entre os argumentos defendidos pelo deputado Gomes de Matos. Para o representante do Instituto de Desenvolvimento da Indústria do Ceará (Indi), Carlos Manso, é importante pensar no processo de crescimento da Região, beneficiando principalmente a menos favorecida. Manso é um dos criadores do Laboratório de Estudo da Pobreza, da Universidade Federal do Ceará (UFC). "É importante crescer com distribuição de riqueza e desenvolvimento inclusivo", ressalta.

Desafios
Para o representante do INDI, no momento em que a PEC for aprovada, necessitando dos votos de 308 dos 513 parlamentares, é necessário se pensar nos novos desafios que devem ser tomados, como os benefícios voltados à população. Segundo o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, essa proposta representa acima de tudo o desenvolvimento integrado, para toda a região. "Não é fácil mudar o texto constitucional e isso ocorre somente com a PEC e amplo apoio e que novos municípios possam ser contemplados com o quesito de redução da pobreza", explica Gomes de Matos. O desenvolvimento do Nordeste nas últimas décadas, conforme Patriota, ainda não são suficientes para promover um quadro de igualdade entre a região e o sul do Brasil. Ele ainda afirma que houve melhorias representativas com ações de financiamento, por meio de instituições de fomento, como o Banco do Nordeste.

Os seminários para debater a proposta devem acontecer em Pernambuco e Paraíba. A PEC já estabelece que a sede administrativa da zona Franca será em Cajazeiras (PB). Os parlamentares ainda ressaltam a importância dentro desse processo de novos investimentos, por meio da zona franca para o semiárido, da conclusão de obras importantes para o Nordeste, como a Transposição do Rio São Francisco, que tem abrangência no Ceará e outros estados, além da Transnordestina.

Mais informações
Secretaria de Desenvolvimento de Juazeiro do Norte
Rua do Cruzeiro, 234
São Miguel, S/N
Telefone: (88) 3587-2885

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis