Juazeiro do Norte (CE): Samu atende 162 trotes diariamente

O número de ligações falsas para o número 192 do Samu tem crescido de forma preocupante. Crianças simulam ocorrências e adultos são os que dão mais detalhes convencendo os atendentes do órgão. Quando se desloca para atender a um chamado falso, além dos gastos com combustível e psicológicos de socorristas e médicos, o Samu pode deixar de prestar socorro em um caso real.

“A incidência de trote vem aumentando a cada dia. Fizemos uma pesquisa há dois meses que equivalia a 33 trotes diários e hoje já estamos com aumento de mais de 500%. Por dia, em média, nós estamos fazendo 162 atendimentos de trotes, desde os mais simples aos mais complexos.”, revela Anya Lucetti, gerente regional da base do Samu em Juazeiro do Norte.

Alguns trotes são identificados, a maioria deles feito por crianças. Em alguns casos os atendentes descartam a ida ao local. Outros convencem pelo número de detalhes apresentados, mas ao chegar ao local os socorristas se dividem entre a alegria de não ter vítima necessitando de cuidados médicos e a frustração pelo trote.

“Poderíamos estar atendendo uma vítima. Muitas vezes poderíamos salvar uma vida e por minutos um paciente chega a falecer porque a nossa viatura em vez de ia para uma situação verídica vai para uma que não existe”, completa Lucetti.

O Samu passou a utilizar identificador de chamada e repassa os números que promovem os trotes à polícia para averiguar. O autor de ligação falsa poderá ressarcir o Estado pelos gastos de pessoas e de deslocamento da viatura. Em um caso, um celular foi rastreado e um adolescente realizava os trotes dentro de uma escola de Juazeiro.

Para tentar a diminuição dessa prática, o Samu planeja realizar ações de conscientização junto a escolas por meio de palestras e outras atividades. Campanhas em rádio, internet e tevê também poderão acontecer. Por fim, o trote também pode confundir na hora de decidir enviar ou não a viatura apesar de todo o treinamento que os atendentes são submetidos.

“As pessoas conseguem simular tão em um quadro dramático e nós nos sensibilizamos com a situação e por ter a preocupação primeira com a vida das pessoas, nós preferimos liberar uma viatura porque senão a pessoa deixa de ser beneficiada por causa de um trote. É por isso que o trote é danoso ao sistema”, explica o Dr. Liberlando Alves de Albuquerque.

Robson Roque

Fonte: Miséria



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis