Juazeiro do Norte (CE): Curso da URCA é mantido em condições precárias

Atualmente o curso, que faz parte do Centro de Artes Visuais e Teatro Violeta Arraes Gervaiseau, está sediado em local provisório, no campus do Pirajá, em Juazeiro do Norte.

O local que abrigava o centro, em Barbalha, não estava em condições de continuar com as aulas e houve então a transferência provisória para Juazeiro do Norte. Ano passado, foi aprovada a construção do Centro de Artes, em Barbalha, com mais de R$ 3,6 milhões liberados pelo governo do Estado para a universidade. Recentemente, em comum acordo com a Secretaria das Cidades, a administração da Urca decidiu, de forma provisória, mudar as instalações do curso para o Centro Multiuso, também em Juazeiro, prédio com conclusão prevista para abril deste ano. São 995 m², no terceiro piso, destinados à Urca, e mais 200 m² no térreo, para onde será transferido o curso, juntamente com a gráfica Lira Nordestina.

Essa também é uma solução provisória até a conclusão do campus. Os estudantes já realizaram manifestações, principalmente por terem dificuldades em algumas disciplinas.

Segundo a presidente do centro acadêmico, Ana Cláudia de Sousa, aluna do 3º semestre do curso, há uma preocupação muito grande em relação ao futuro da formação dos estudantes, pelo número reduzido de professores, principalmente efetivos, e também com relação aos concursos voltados apenas para professores temporários e substitutos, já que neste último, que está para selecionar professores do curso, nem todas as vagas disponíveis foram preenchidas.

Segundo a Reitora da Urca, professora Otonite Cortez, estão sendo tomadas providências em relação aos problemas do curso, inclusive dialogando com os professores e alunos. "Estamos acompanhando a situação dos cursos da Urca muito de perto, dialogando com todos os centros acadêmicos, e o corpo discente de cada curso", diz a reitora. Também foram lançadas mais nove vagas em processo seletivo de professores substitutos destinadas ao curso, numa situação razoavelmente melhor em relação à oferta de professores, segundo a reitora. Mas, a aluna Cimara Teotônio diz que há uma grande preocupação quanto ao futuro, principalmente por ver que talvez não haja professores que venham suprir essas vagas.

Desde que foi criado em Barbalha, o curso vem precisando de várias melhorias, segundo a presidente do centro. Nos últimos anos, essa situação tem se agravado. Mesmo em condições de funcionamento ainda precárias, os alunos conseguiram receber ano passado, avaliação máxima, com nota cinco no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no Nordeste. Os alunos aproveitam esse momento para dar maior visibilidade aos problemas e reivindicar melhorias para o curso.

Mais informações:
Universidade Regional do Cariri (Urca)
Curso de Artes Visuais
Campus do Pirajá
Juazeiro do Norte
Telefone: (088) 3102.1212

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis