Barro (CE): Estudantes da zona rural ficam sem escola

Alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio, que até o fim do ano passado estavam matriculados na Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Antônio Leite Tavares, ameaçam não frequentar o ano letivo 2013. A unidade educacional tinha um anexo na Escola Joaquim Alves Pereira, no Distrito de Santo Antônio.

A polêmica surgiu a partir da decisão do fechamento do anexo escolar e o encaminhamento dos alunos para uma unidade de ensino na sede do município.

A decisão em torno do fechamento do anexo partiu da coordenação do Crede 20, sediado em Brejo Santo. Conforme os alunos, uma reunião envolvendo a comunidade escolar, pais e representantes de alunos e integrantes do Crede foi realizada para que o anúncio do fechamento fosse oficializado.

"Na reunião nos deram duas opções: aceitávamos as transferências para a Escola Mauro Sampaio, que fica na sede do município, ou então os alunos deixariam de estudar", afirma Luciano Pereira, que possui parentes que estudavam no anexo.

Segundo ele, o entrave em relação às transferências se dá devido à distância entre o distrito e a sede do município. "São mais de 14km até a sede. Há jovens que trabalham durante o dia e que se sentem prejudicados com essa mudança. O deslocamento traria desconforto e um cansaço excessivo aos alunos", garante.

A aluna Angélica Silva é outra que também não concorda com o fechamento da unidade. "O Crede 20 foi ao colégio e fez uma reunião com os alunos e lá informaram que a quantidade de matrículas é insuficiente para manter a escola. Já faz sete anos que o anexo funciona e, durante este período, o número de alunos nunca passou de 200", observou a aluna. Conforme Angélica, também foi informada a incapacidade financeira do Estado em custear o deslocamento do professorado à unidade de ensino. "Eles disseram que não há recursos para o pagamento do transporte dos professores e aí deram as opções de estudarmos no Mauro Sampaio ou então deixarmos de estudar", disse.

A situação levou estudantes, pais e responsáveis a encaminharem um abaixoassinado à Câmara de Vereadores do município. No documento, a comunidade de Santo Antônio solicita a interferência do Poder Legislativo como forma de se resolver a questão. "Nós recebemos o abaixoassinado e, de pronto, encaminhamos ofício ao Crede 20, bem como à Secretaria de Educação Básica do Ceará, na perspectiva de que possam os ser sensibilizados e de que uma solução possa ser encontrada", informou o presidente da Câmara, Eurandir Sinézio.

O ano letivo já foi iniciado na EEFM Mauro Sampaio, unidade onde os alunos foram matriculados. No entanto, ontem, a maioria dos alunos da região de Santo Antônio não compareceu às aulas. O Crede vai voltar a conversar com alunado.

A coordenadora do Crede 20, professora Luciana Brito, deverá reunir-se com a comunidade escolar da região de Santo Antônio durante esta semana. Segundo ela, o fechamento do anexo da escola Deputado Antônio Leite Tavares se deu mediante o baixo número de alunos matriculados na unidade.

"Não há interesse em prejudicar aluno. Muito pelo contrário. O que nós estamos propondo, com o fechamento do anexo e o deslocamento do alunado à nova unidade, é que estes passem a receber melhor condição de aprendizado", explica ela.

Segundo Luciana Brito, embora haja o interesse dos alunos em permanecer estudando próximos de casa, a qualidade do aprendizado ofertado precisa ser observado.

Objetivo
"Mesmo com o esforço do professorado, a verdade é que nem todas as escolas que funcionam no Interior dos municípios possuem as condições necessárias para fomentar uma qualidade maior ao aprendizado do seu alunado. E é isso o que estamos objetivando aos alunos da região de Santo Antônio. Queremos é que eles possam aprender melhor, com maior qualidade de ensino e que recebam, na nova unidade onde estão matriculados, maior comodidade", afirmou a coordenadora do Crede.

Porém, ela não confirmou a data da reunião com os estudantes do Distrito de Santo Antônio. Disse, apenas, que está acontecerá até o fim desta semana.

"Até porque as aulas já iniciaram e os alunos estão sendo prejudicados com as ausências em sala de aula".

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis