Camilo Santana visita transposição do São Francisco e ministro garante conclusão da obra ainda esse ano

As obras de transposição do Rio São Francisco estarão concluídas até o fim deste ano. O governador Camilo Santana visitou, na manhã desta terça-feira (20), o último trecho de intervenções, em Salgueiro (PE), quando o ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, confirmou a inauguração do trecho Salgueiro-Jati (CE) para 20 de dezembro. Com isso, as águas do São Francisco deverão chegar ao Ceará até o fim de fevereiro de 2019, se integrando ao Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, também participou da visita.

Pádua Andrade informou que as obras estão 97% concluídas em Salgueiro, restando detalhes para a entrega: “Mas o caminho das águas está pronto”, enfatizou, garantindo a liberação do trecho para o fim do ano.

O governador Camilo Santana destacou que a entrega vai permitir a segurança hídrica para o Ceará. “Esta é a maior obra do século e a maior obra hídrica do Brasil. Não tenho dúvida de que vai mudar o perfil econômico do nosso Estado e da região Nordeste”. Ele aproveitou e agradeceu o empenho do ministro e equipe técnica, e do senador Eunício Oliveira, por garantir os recursos necessários para a conclusão das obras.

O presidente do Congresso destacou que os recursos para a conclusão do Cinturão das Águas também estão assegurados. “Se Deus quiser estaremos aqui no fim do ano para entregar esta obra”, desejou Eunício.

Conforme o governador, as bombas de recalque possuem 8mil HPs de potência, sendo as maiores do mundo. A capacidade de bombeamento é de 12 metros cúbicos por segundo. “O equivalente ao volume de uma piscina olímpica por segundo”, exemplificou Camilo.

Assessoria de Comunicação/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis