Dilma exalta Lula e diz que Haddad foi 'um grande ministro da Educação'


A presidente Dilma Rousseff exaltou nesta terça-feira (24), no Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e defendeu a gestão de Fernando Haddad no Ministério da Educação. Em seu discurso na cerimônia de posse dos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia), Dilma atribuiu à gestão do ex-presidente, de quem Haddad também foi ministro, o que diz considerar bons resultados do governo federal na área da educação.

Haddad deixa o Ministério da Educação para candidatar-se à Prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano. Segundo Dilma, ele foi um “grande ministro da Educação”.

“Nós temos de reconhecer de público que a estratégia de colocar a educação da creche à pós-graduação foi instituída pelo senhor [Lula]", disse a presidente. "E é estranho que nesse país precisou de vir um retirante do Nordeste, parar lá em Santos depois chegar em São Paulo e ir a São Bernardo e que não tinha curso universitário para perceber que, para educar bem crianças, para educar bem jovens, você precisa de professores bem treinados", completou.

Em referência aos principais programas do governo federal, Dilma disse ser "inevitável" eventuais "desvios". Para Haddad, falhas como a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser usadas pelos adversários na campanha municipal em São Paulo.

“Nenhum de nós é soberbo de achar que um projeto que se faz nasce perfeito. [...] Agora há de reconhecer que um processo que abrange milhões de pessoas é inevitável que nos primeiros tempos você tenha alguns desvios. E esses desvio nós temos a humildade de reconhecer e corrigir, porque quem não é capaz de fazer isso não faz uma boa gestão”, disse a presidente. “Quero reconhecer que o Haddad é capaz de fazer isso”, concluiu.

'Bando de chorões'
Antes de iniciar o discurso, a presidente Dilma saudou Lula. "É uma honra que seja nesse momento que pela primeira vez o nosso querido presidente Lula volta ao Planalto. Sabe, Raupp, com o passar do tempo a gente fica um bando de chorões. Haddad praticamente chorou, Mercadante também. Eu também posso ser obrigada, por não conter as lágrimas, a chorar. Lula sempre dizia 'Pode chorar que não faz mal nenhum'."

Ela afirmou ainda que a cerimônia de posse dos ministros era “especial” para o governo. “Significa muito porque, na verdade, um grande instrumento de construção do futuro desse país passa necessariamente por, no presente, ampliarmos oportunidades e qualidade da educação e assegurarmos que o Brasil seja capaz de produzir ciência, tecnologia e seja capaz de inovar”.Lula esteve presente na cerimônia e recebeu aplausos de uma plateia cheia de ministros e políticos da base aliada ao governo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis