Manifestação por obras no rio Grangeiro

Cerca de 100 pessoas compareceram à manifestação em prol de medidas urgentes de reconstrução do cenário de desastre no canal do Rio Grangeiro, que desde janeiro de 2011 está destruído devido à ocorrência de fortes chuvas. O movimento "Canal do Medo - 1 ano", organizado pelos moradores da área do entorno, percorreu as margens do canal e ruas da cidade do Crato. Além do moradores da área ao entorno do canal, mototaxistas e comerciantes aderiram à manifestação. Além do prefeito Samuel Araripe, que abraçou a causa e de dois vereadores, nenhuma autoridade compareceu ao movimento.

Atualmente, o medo predomina entre os moradores do local, que é sinônimo de insegurança. Os moradores acreditam que as águas podem ocasionar um novo desastre e temem que vidas humanas sejam ceifadas. Eles clamam por providencias urgentes. Como medida paliativa, os manifestantes pediram que os órgãos públicos competentes realizem uma limpeza para a retirada do lixo doméstico e entulhos de dentro do canal.

A ambientalista Tereza Pinheiro fez um alerta ao moradores da área quanto à questão da educação ambiental. Pediu que cada um tivesse consciência para não jogar lixo e entulhos nas margens do canal. "É importante que os moradores cobrem das autoridades competentes, mas, também que eles próprios se reeduquem e passem a não mais jogar lixo e entulhos dentro do canal. Quero deixar claro que essa mobilização não é política partidária e nem um desejo de que outra tragédia aconteça. O que a gente quer é prevenir que a população cratense corra risco", afirma ela.

Os manifestantes levaram às ruas faixas e cartazes como indagações do tipo: "Se der outras chuvas, como ficarão os moradores do Centro?", além de maquetes de bolos para demonstrar que o descaso completa um ano hoje. O movimento teve destaque nas redes sociais, imprensa e entre as autoridades políticas da região.

Como especialista em áreas de risco, Tereza Pinheiro avalia que se não existir uma revitalização das margens dos rios Grangeiro, batizado pelos moradores como "Canal do Medo" e Batateiras, haverão outras catástrofes cada vez mais fortes, que podem colocar a vida dos moradores da área do canal em risco de vida.

De acordo com o pedreiro Oildo de Brito, que reside próximo ao canal, as novas chuvas irão levar as paredes e pontes que ainda não caíram.

Armadilha
"Essa situação é uma armadilha para nós moradores e para o comércio. Estamos com muito medo que o canal seja destruído novamente. Se isso acontecer, poderá ser ainda pior do que foi no ano passado. Temos que cobrar alguma providencia", disse.

A tragédia provocada pela inundação no canal do Rio Granjeiro aconteceu no dia 28 de janeiro do ano passado, quando, após fortes chuvas, os moradores do entorno acordaram surpreendidos com grande volume de água que alagou casas, arrastou postes e carros, deixando prejuízos incalculáveis.

Mais informações

Departamento Estadual de Rodovias (DER)
Telefone: (85) 3101.5780

Prefeitura do Crato
Telefone: (88) 3521.9600

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis