'Tem saúde perfeita', diz médica no aniversário de 110 anos de brejo santense

Maria Erundina da Conceição comemorou com bolo e refrigerante, ao lado da família, o aniversário de 110 anos nesta sexta-feira (20) em Brejo Santo, zona Sul do Ceará. Conhecida entre amigos como dona Senhorinha, ela faz questão de mostrar a certidão de nascimento, registrada em 22 de janeiro de 1902.

No dia do aniversário, ela recebeu a visita da médica do Programa Saúde da Família (PSF), do governo federal. "Ela não usa nenhuma medicação de uso contínuo. A gente só observa com certa regularidade o estado dela e a questão nutricional", diz a médica Gislayne Gomes. "Em resumo, ela tem uma saúde excelente para a idade dela, ela tem uma saúde perfeita", completa.

Com 110 anos de vida, a aposentada conta que sofreu muito como agricultora e que ainda hoje tem dificuldades para sobreviver com o salário da aposentadoria, que sustenta toda a família. "Trabalhei muito na roça, depois me casei. O marido morreu e criei só oito filhos", diz.

Atualmente, somente o filho mais novo, Antônio Nicolau, vive na companhia da mãe. Ele está desempregado e realiza trabalhos independentes para ajudar na renda da família. "O dinheiro que a gente tem é o salário dela, e é difícil viver só com ele", diz o filho. "Não dá para pagar o aluguel, pagar energia e água. Não sobra nenhum tostão nem para comprar um remédio", completa Erundina.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis