Sua saúde: Dormir mal faz com que o cérebro 'sinta' fome

Uma noite de sono mal dormida pode mesmo ajudar a engordar. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Uppsala, na Suécia, acaba de demonstrar que uma área do cérebro responsável pela sensação de apetite é ativada com mais intensidade após uma noite com sono insatisfatório. Hábitos ruins de sono podem, portanto, aumentar os riscos de uma pessoa ficar acima do peso em longo prazo. A pesquisa foi publicada no periódico médico The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Os pesquisadores Christian Benedict e Helgi Schiöth, do Departamento de Neurociência da Universidade, já haviam demonstrado em estudo anterior, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, que uma única noite completa sem sono em um homem jovem com peso considerado normal era o suficiente para inibir o gasto energético na manhã seguinte. Essa pesquisa demonstrou ainda que os sujeitos tinham níveis aumentados de fome, o que indica que uma perda de sono aguda pode afetar a percepção à comida.

No novo estudo, Benedict e sua equipe, junto com pesquisadores de outras universidades europeias, examinaram sistematicamente quais regiões do cérebro (envolvidas na sensação do apetite) são influenciadas pela perda de sono aguda. Por meio de ressonância magnética, foi estudado o cérebro de 12 homens com peso normal, enquanto eles viam imagens de comidas. Em seguida, foram comparados os resultados depois de uma noite normal de sono e de uma noite mal dormida.

“Depois de uma noite toda sem dormir, esses homens mostraram níveis altos de ativação de uma área do cérebro que está envolvida no desejo de comer. Tendo em mente que o sono insuficiente é um problema crescente na sociedade moderna, nossos resultados podem explicar por que hábitos pobres de sono afetam os riscos do ganho de peso em longo prazo. Isso pode levar a crer que é importante dormir cerca de oito horas para manter um peso corporal estável e saudável”, diz Benedict.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis