Crato projeta Academias Populares

Em convênio com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde deste Município irá instalar nos próximos três meses, um projeto que visa implantar três polos para gerar nove Academias Populares, onde os moradores poderão praticar exercícios sem custo algum. Os equipamentos serão instalados em nove bairros do Município e um na zona rural. Cada academia será composta por seis ou oito aparelhos em que cada usuário poderá utilizá-los nos horários da manhã, tarde e noite.

A portaria já foi aprovada pelo Ministério da Saúde. A Secretaria está aguardando apenas a liberação dos recursos para a aquisição dos equipamentos. Logo que o valor do convênio estiver na conta da Prefeitura, a Secretaria dará inicio à instalação dos equipamentos. As máquinas são específicas para alongamentos, movimentos de pés e braços, aeróbica e fortalecimento da musculatura que permite a realização de atividades físicas adequadamente com segurança. As academias não dispõem de alteres, por isso os usuários vão utilizar apenas o peso dos seus próprios corpos durante a prática dos variados exercícios.

A Prefeitura irá contratar professores de educação física, que permanecerão nos locais diariamente para prestar orientação técnicas profissional a cada usuários. A medida contemplará um importante trabalho preventivo dentro do processo da saúde pública municipal. Além de estimular a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer que possam diminuir o sedentarismo, a Secretaria de Saúde pretende reduzir os índices de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão, principalmente na população idosa. Mas, ao contrário do que acontece em Fortaleza, onde as academias já estão funcionando, não haverá prioridade para públicos específicos. "Iremos instalar essas academias o mais rápido possível. Queremos promover ações que gerem estímulos para que a população cratense tenha mais saúde e qualidade de vida" afirma o secretário de Saúde do Crato, Cícero França.

Em Juazeiro do Norte as Academias Populares foram implantadas de forma pioneira na região do Cariri. Ao todo, são seis polos nos bairros do Novo Juazeiro, Franciscanos, Lagoa Seca, Socorro, Romeirão, Horto e Triângulo, na Praça do Giradouro.

Todos os equipamentos foram custeados com recursos da própria municipalidade através do Programa Movimenta Juazeiro, que é executado pela Secretaria de Esportes e Juventude. Na cidade ainda serão implantadas através do Programa Academia da Saúde, realizado pelo Ministério da Saúde, outras duas unidades, no Bairro Leandro Bezerra e no Horto. O investimento será de R$ 220 mil. Os recursos são do Ministério da Saúde com contrapartida da Prefeitura.

Mais informações
Secretaria Municipal de Saúde do Crato, Rua 7 de Setembro, S/N
Telefone: (88) 3586.8000

Prefeitura de Juazeiro do Norte, Telefone: (88) 3566.1002

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis