Cariri: Indústrias empregam mais

Com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apenas em Juazeiro do Norte e Barbalha, a indústria de transformação empregou, entre janeiro e novembro de 2011, 1.231 novos trabalhadores, o que demonstra que o segmento é um dos que mais geram empregabilidade na região do Cariri.

Instalada desde 1997 em Barbalha, a Farmace é a única indústria fabricante de medicamentos farmacêuticos na região. Ao todo, na fábrica, há seis unidades que produzem soluções parenterais de grande volume, soro, ampolagem de vidro e plástico, líquidos orais, xaropes e gotas e até a produção de concentrado polieletrolíticos de hemodiálise. Nos últimos anos, os gestores Manoel Salviano e Lívio Lula Callou instalaram uma unidade de soluções parenterais de grande volume-sistema fechado.

Incentivos
A indústria recebe do Estado o incentivo fiscal 25%. Como retribuição, arrecada um valor significativo em recolhimento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o Estado e emprega cerca de 1.100 funcionários. Além disso, a empresa investe em tecnologia de última geração, o que a coloca em igualdade de produção com outras empresas do setor instaladas no exterior.

Hoje, a Farmace produz e distribui mensalmente, para instituições ligadas à saúde, 80 itens. Apenas em 2011, comercializou 270 milhões de unidades. A indústria detém o pioneirismo nacional na instalação do equipamento Bottolpack, que dispensa o manuseio de humanos na fabricação de medicamentos.

Outra fabricante que está entre as empresas que alavancaram a arrecadação de tributos na região do Cariri é a Itapuí Barbalhense Indústria de Cimento S/A. O crescimento do mercado imobiliário na região do Cariri vem aquecendo o setor da construção civil há três anos. Com isso, a Itapuí está ampliando seu potencial de vendas no Estado.

A empresa produz mensalmente uma quantidade elevada de cimento da marca Nassau. Para acompanhar o crescimento do consumo, a indústria dispõe da contribuição de cerca de 300 funcionários que dão andamento ao processo de produção. A elevação da produtividade revela que os percentuais de arrecadação de impostos também cresceram na mesma proporção.

Inspiração
A marca do Cimento Nassau possui uma inspiração histórica. Fundada em Recife como uma homenagem ao príncipe João Maurício de Nassau, atualmente é associada a um conjunto de empresas industriais, agroindustriais e de serviços.

Os bons índices estimularam a empresa a buscar uma expansão no que se refere à implantação de novas tecnologias de fabricação. Recentemente, a marca lançou um novo tipo de cimento, o qual, além de garantir a durabilidade e resistência às obras, reduz os impactos ao meio ambiente. A novidade será fabricada também em Barbalha. A expectativa é que o produto atinja 90% do mix de vendas da marca, a qual está presente em todo o território nacional.

Mais informações

Farmace
Sítio Barreira - Barbalha
Telefone: (88) 3532.1030

Itapuí Barbalhense
Telefone: (88) 3532.7000

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis