Evandro Leitão, do PDT, é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará por unanimidade

O deputado estadual Evandro Leitão (PDT) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã desta terça-feira (8), para os próximos dois anos. Em eleição de chapa única, o pedetista conseguiu 44 votos dos 44 deputados presentes. Ninguém votou contra o parlamentar.

No primeiro discurso como presidente eleito, Leitão disse que buscará ampliar os canais de diálogo entre Parlamento e sociedade, através de "lives" e atividades itinerantes. Afirmou ainda que vai "estimular a produção do Legislativo e apoiar iniciativas do Executivo". Ele também ressaltou parcerias entre com os poderes Executivo e Judiciário.

"Essa casa termina essa eleição de forma pacífica, através de muito diálogo, onde cada um dos deputados desse parlamento foi ouvido. Importante mencionarmos a representação da Mesa Diretora na figura das mulheres, onde temos a deputada Érika Amorim e Fernanda Pessoa que vão compor a mesa. Esta Mesa vai dar voz a todos os deputados com isonomia", destacou o novo presidente.

Na sessão que elegeu a nova Mesa Diretora, estiveram ausentes os deputados André Fernandes (Republicanos) e Aderlânia Noronha (SD).

Nova gestão
Evandro Leitão é o atual primeiro-secretário da Assembleia Legislativa e está no segundo mandato. No primeiro mandato, foi líder do Governo na gestão de Camilo Santana (PT). Leitão foi indicado pelo PDT, cuja bancada é a maior da Casa, com 14 dos 46 deputados, na última segunda-feira (7), de forma consensual na base governista.

A Mesa Diretora, que comanda as atividades administrativas e parlamentares da Assembleia, é composta por cargos de vice presidência e secretarias. Além de Evandro, foram eleitos o deputado Fernando Santana (PT) para a primeira vice-presidência; Danniel Oliveira (MDB) para a segunda vice-presidência; Antônio Granja (PDT) para o cargo de primeiro-secretário; Audic Mota (PSB) para o cargo de segundo-secretário; Érika Amorim (PSD) para o cargo de terceira-secretária, e Apóstolo Luiz Henrique (PP) para o cargo de quarto-secretário.

Após a oposição pressionar para participar da composição da nova Mesa Diretora, ao tentar formar um bloco paritário, eles articularam com Leitão uma vaga de vogal para a deputada Fernanda Pessoa (PSDB). Nas negociações, segundo opositores, asseguraram vagas nas comissões técnicas.

A lista de suplentes é formada por Fernanda Pessoa, Osmar Baquit (PDT) e João Jaime (DEM).

A nova Mesa Diretora tomará posse no ano que vem, a partir do dia 1º de fevereiro de 2021. O atual presidente da Assembleia Legislativa cearense é o deputado estadual Sarto Nogueira (PDT), que foi eleito prefeito de Fortaleza. Ele tem até o dia 31 de dezembro para renunciar o mandato e ao cargo na Mesa Diretora.

Veja a composição da nova Mesa Diretora:
  • Presidente: Evandro Leitão (PDT)
  • 1º vice-presidente: Fernando Santana (PT)
  • 2º vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB)
  • 1º secretário: Antônio Granja (PDT)
  • 2º secretário: Audic Mota (PSB)
  • 3º secretário: Erika Amorim (PSD)
  • 4º secretário: Apóstolo Luiz Henrique (PP)

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis