Lula recebe o título de cidadão honorário de Paris

A prefeitura de Paris concedeu hoje o título de cidadão honorário ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um reconhecimento por seu trabalho para reduzir as desigualdades sociais e econômicas no Brasil.

Em comunicado, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, informou que levou em consideração para fazer a homenagem as ações de Lula em apoio dos desfavorecidos e o fato de o ex-presidente ter ajudado a tirar da extrema pobreza 30 milhões de brasileiros entre 2003 e 2011.

Na nota, a política francesa ressalta que esses são "valores guardados pela cidade de Paris e que colocaram o político em perigo pelo seu engajamento".

"Lula é conhecido por sua política proativa de combater a discriminação racial particularmente acentuada no Brasil", acrescenta o texto, ressaltando que através da figura do ex-presidente, "todos os defensores da democracia no país são atacados".

A concessão do título de cidadão de honra a Lula foi aprovada pelo Conselho de Paris, uma espécie de Câmara de Vereadores da capital francesa, em linha com a defesa dos direitos humanos e do livre exercício de cargos públicos feita pelo órgão.

O petista, de 73 anos, foi presidente do Brasil entre 2003 e dezembro de 2010. Atualmente, ele cumpre pena na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Em sua sentença inicial, em julho de 2017, ele foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

No entanto, em abril deste ano, sua pena foi reduzida para oito anos e 10 meses. Conforme determina a lei penal, o ex-presidente já cumpriu um sexto da pena e deve progredis para o regime mais brando. Lula, por sua vez, nega todas as acusações.

Fonte: UOL (Com informações da ANSA)

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis