Natural de Crato, cantora lírica é premiada em festival internacional na Itália

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
A cantora cratense Tatiana Vanderlei de Figueiredo foi premiada, no último dia 2 de dezembro, em uma competição de Canto Lírico, dentro do festival internacional Chorus Inside, realizada em Roma, na Itália. A brasileira foi a vencedora absoluta no Grand Prix, tendo concorrido com vozes da Itália, Sérvia, Rússia, Romênia, Gana, Bulgária e Estados Unidos. A disputa também é dedicada à modalidade de Canto Coral.

Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Tatiana resolveu se dedicar a música, se graduando na classe de Canto com a professora Neyde Thomas e pós-graduando em Performance do Canto Lírico pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba (PR).

Mudou-se para a Itália para aperfeiçoar o repertório e interpretação de personagens líricos e concluiu o mestrado em Canto no mesmo País, no Conservatório Alfredo Casella. Lá, trabalhou sua técnica com os professores e maestros como Edda Moser (Alemanha), Antonella Cesari (Italia), Alberto Zedda (maestro e diretor do Festival Rossini – Italia) e Luciana Serra (Italia).

Desde então, tem sido convidada para vários recitais no Brasil, Itália, Áustria, França, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Espanha, México e Estados Unidos. Ao lado da pianista Roberta Terchi-Necentini e do trompetista Valerio Marcangeli, forma, desde 2008, o trio Suoincanto, com execução de repertório barroco. Além disso, Tatiana foi finalista e vencedora de vários concursos, principalmente na “Terra da Bota” e no Brasil.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis