Governo do Ceará recebe Prêmio Transparência e Fiscalização Pública

O Governo do Ceará recebeu nesta quarta-feira (12), em Brasília, o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2018 na categoria governamental. Concedido pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, a condecoração se dá pelo reconhecimento ao planejamento do Estado, que garante clareza e eficiência na gestão administrativa, patrimonial e financeira dos recursos públicos. Em cerimônia, o governador Camilo Santana recebeu o diploma de menção honrosa do presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia.

“Receber esse prêmio, que é referência há 15 anos, mostra que estamos no caminho certo e coloca nosso Estado como referência em transparência e gestão pública. Fico muito honrado pela homenagem que recebemos hoje na Câmara dos Deputados. Aproveito para agradecer aos parlamentares cearenses pelo apoio e pela parceria com o Governo do Estado”, afirmou Camilo.

O prêmio Transparência e Fiscalização Pública é dividido nas categorias Governo e Sociedade Civil. Na categoria governamental, são indicados entes da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Em 2018, os líderes e presidentes de comissão permanentes na Câmara dos Deputados indicaram os candidatos ao Prêmio.

“O prêmio Transparência e Fiscalização Pública atribuído pela Câmara Federal ao Governo do Estado do Ceará é um reconhecimento, que ao mesmo tempo em que nos enche de orgulho e dá convicção do correto direcionamento de nosso trabalho, também reforça nossa vontade e responsabilidade de oferecer sempre os melhores mecanismos de transparência e de incentivo ao controle social”, destacou o secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Flávio Jucá, também presente na cerimônia.

O Estado do Ceará recebeu o reconhecimento da Casa Legislativa devido às estratégias e ferramentas desenvolvidas para prestar contas à sociedade, de forma a garantir livre acesso às informações públicas, por meio do Portal Transparência. A indicação do Governo do Ceará para o prêmio foi feita pelo deputado federal cearense André Figueiredo.

Para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a gestão administrativa do Estado é uma referência importante e que deve ser reconhecida por todos os outros estados. “Estamos homenageando em nome da nossa bancada o Estado do Ceará, que nós sabemos que é um exemplo de transparência para todo o País”, disse.

Histórico de transparência
Antes da premiação, o Governo do Ceará já havia alcançado 1º lugar no índice de transparência das contas públicas em 2016, realizado pelo Ministério Público Federal. Além disso, o Estado recebeu, por duas vezes nos últimos quatro anos, nota 10 em transparência pública na Escala Brasil Transparente, promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Assessoria de Comunicação/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis