Juazeiro do Norte (CE): Conselho Deliberativo do Ceará Pacífico institui estrutura de governança

A vice-governadora Izolda Cela e o prefeito Arnon Bezerra comandaram a 1a reunião do Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico de Juazeiro do Norte. No encontro foi assinado o Ato Interistitucional para instituir a estrutura de governança do Ceará Pacífico no município de Juazeiro do Norte, também foram definidos os representantes das instituições parceiras que irão compor o Comitê Deliberativo. A reunião foi realizada, nesta sexta-feira (20), em Juazeiro do Norte.

Entre os presentes, estavam o secretário chefe de gabinete da vice-governadoria, Fernando Oliveira, o desembargador Raimundo Nonato, a juíza de Juazeiro do Norte, Lúcia Vieira, a promotora do Ministério Público da 3a vara criminal do município, Juliana Mota, a defensora e secretária executiva da Defensoria Pública, Elizabeth Chagas, o secretário de Segurança Pública, André Costa, e a cúpula da segurança pública do Ceará, além de secretários municipais e outras autoridades do município.

Na reunião, a vice-governadora Izolda Cela explicou a proposta do Pacto por um Ceará Pacífico e defendeu o fortalecimento da intersetorialidade e a articulação das entidades como base fundamental para o sucesso do Ceará Pacífico.

"O governador lidou desde o 1o momento considerando dois aspectos principais, um deles a necessidade de articulação e integração entre as forças, entre os poderes, entre as instituições e entre as secretarias. É aquela ideia de que, ante a complexidade do problema, só vamos ter chances de ser vitoriosos se conseguirmos melhorar progressivamente a nossa condição de articulação", destacou Izolda Cela.

Comitê Deliberativo
O prefeito de Juazeiro do Norte, José Arnon Bezerra, será o coordenador do Ceará Pacífico no município e irá presidir o Conselho. Para o chefe do executivo municipal, não só Juazeiro do Norte, mas todo o Cariri será beneficiado com a chegada do Pacto na região. "Ceará Pacífico, Juazeiro Pacífico é o que nós queremos. Toda a região do Cariri será beneficiada uma vez que estamos procurando a integração dos mais diferentes segmentos da nossa sociedade, é a participação do poder judiciário, do legislativo, do executivo, do Ministério Público, enfim dando uma força. Queremos plantar agora, fazer o nosso dever de casa, para que num futuro próximo possamos colher o fruto do Ceará Pacífico. Sabemos que algumas medidas podem ser nesse 1o momento endurecidas, mas evidentemente é melhoe qye tenhamos uma segurança duradoura, baseada e fortalecida no alicerce da educação, possibilitando uma qualidade de vida melhor para todos nós.

Izolda Cela explica que o Conselho Deliberativo vai atuar coordenando ações em dois aspectos. "A redução de vulnerabilidades que englobam uma série de ações voltadas para a prevenção, inclusive essa que nos compromete aqui  Juazeiro que é relacionada a implantação do Ceará Pacífico e dessa instância local de articulação e mobilização que está relacionada a isso e a outra é a relacionada com a intervenção aos fatores de riscos que é relacionada a drogas e ao controle de armas".

O Conselho Deliberativo do Ceará Pacífico, periodicamente, reúne as instituições que fazem parte do processo   para debater e planejar políticas intersetoriais entre os órgãos e analisar as ações que estão sendo realizadas no município.

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis