14 hábitos simples que vão te ajudar a comer menos e melhor

Muitas pessoas se queixam pelo fato de estarem comendo demais ou de forma desnecessária, e nem sempre sabem o que fazer para ajudar nesses impulsos. Separamos 14 hábitos simples que te ajudarão a comer melhor e de forma equilibrada.

1. Concentre-se no que está comendo
Assistir televisão, mexer no celular ou computador, ler livros e revistas. Todas essas coisas parecem inofensivas, certo? Errado. A distração é um grande aliado dos excessos. Reduzir ao máximo atividades que te distraem enquanto come é uma ótima opção para te ajudar a comer menos. Saiba mais sobre o mindful eating.

2. Conheça suas fraquezas
Saiba exatamente quais são os alimentos não saudáveis que você não consegue resistir. Tendo essa consciência, você pode evitá-los os mantendo fora do seu alcance. Assim, você evitará comer por impulso e também estará deixando de lado uma opção não saudável, podendo substituí-la por uma saudável. Nutricionistas explicam aqui como acabar com o desejo por doces.

3. Não proíba todos os seus alimentos favoritos
Restringir-se por muito tempo de comer algo que gosta muito, pode levá-lo à compulsões alimentares. Esse é um dos principais erros das dietas, confira aqui. O ideal é conseguir achar um equilíbrio, concentrando-se em uma alimentação saudável e balanceada na maior parte do tempo e se permitindo comer aquilo que gosta de vez em quando.

4. Reduza o estresse
O estresse pode fazer com que você acabe cometendo excessos na hora de se alimentar. Além disso, pode ser usado como desculpa para optar por refeições mais práticas e consequentemente menos saudáveis. Busque reduzir os níveis de estresse no seu dia a dia. Veja aqui a relação entre estresse e dieta e quais alimentos podem te ajudar a combater o estresse.

5. Invista em alimentos ricos em fibras
As fibras alimentares estimulam a saciedade, pois são processadas mais lentamente, retardando o esvaziamento gástrico, promovendo assim a maior e mais prolongada sensação de saciedade, impactando na redução da ingestão alimentar. Conheça melhor os benefícios das fibras.

6. Faça um diário alimentar
Manter um diário alimentar fará com que você crie consciência não somente da quantidade que está comendo, mas também do que você consome. Dessa forma é possível identificar hábitos não saudáveis que podem estar te prejudicando. Confira o estudo.

7. Aposte na proteína
Comer alimentos ricos em proteínas pode ajudá-lo a evitar a fome e os desejos. Começar o dia com um café da manhã com alto teor de proteína também pode ajudar a combater a fome no final do dia. Veja aqui os benefícios.

8. Equilibre seus níveis de açúcar no sangue
Coma alimentos que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue constantes. Alimentos com alto índice glicêmico, como doces e pão branco, podem fazer com que o açúcar no sangue suba e caia rapidamente, o que pode levar a excessos. Em vez disso, escolha alimentos como feijão, aveia e arroz integral por exemplo. Veja 15 maneiras fáceis de reduzir os níveis de açúcar no sangue.

9. Desacelere
Concentrar-se em comer mais devagar e mastigar bem a comida pode ajudá-lo a reduzir o excesso de comida. Comer rápido demais engorda e faz mal para a saúde.

10. Substitua as bebidas açucaradas por água
Evite bebidas açucaradas, como refrigerantes ou sucos de latinha, por exemplo. Eles têm sido associados a um aumento do risco de diabetes e outras doenças, e também podem estar ligados aos excessos alimentares. Os refrigerantes são, inclusive, mais prejudiciais à saúde do que doces e sobremesas.

11. Seja sincero com você mesmo
Pergunte-se porque você está comendo demais e resolva os problemas por trás do comportamento. Depressão e tédio são dois motivos comuns. Se você acha que está sofrendo de depressão, procure um profissional especializado em saúde mental para orientação. Se você tem comido apenas por tédio, procure ocupar a cabeça nessas horas até o desejo passar. Confira o estudo.

12. Fuja de modismos alimentares
Em vez de seguir dietas da moda para controlar seus excessos temporariamente, encontre uma maneira equilibrada que nutra seu corpo e o ajude a alcançar a saúde ideal. Veja os riscos relacionados às dietas da moda.

13. Quebre velhos hábitos
Identifique seus hábitos não saudáveis e substitua-os gradualmente por novos comportamentos mais positivos. Por exemplo, faça questão de comer na mesa de jantar, em vez de na frente da TV, ou substituir sua taça noturna de sorvete por uma xícara de chá quente. Essas substituições se tornarão hábitos saudáveis com o tempo. Saiba como a modernidade pode gerar impactos negativos na sua alimentação.

14. Coma gorduras saudáveis
Tente adicionar mais gorduras saudáveis à sua dieta. Estudos demonstraram que isso pode ajudá-lo a sentir-se satisfeito após as refeições e a perder peso ao longo do tempo. Veja opções de alimentos com gorduras boas para incluir na dieta.

Fonte: Minha Vida

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis